Última atualização em: 23 de março de 2022
1) O que é a Arpe?
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco-Arpe foi criada pela Lei Nº 11.742, de 14/01/2000 com a natureza de autarquia especial, vinculada ao Gabinete do Governador, dotada de autonomia financeira, orçamentária, funcional e administrativa.
Compete à Arpe a regulação dos serviços públicos delegados pelo Estado, ou por ele diretamente prestados, embora sujeitos à delegação, quer de sua competência ou a ele delegados por outros entes federados, em decorrência de norma legal ou regulamentar, contrato ou convênio.
2) O que é e quando posso fazer a solicitação na Ouvidoria da Arpe?
A Ouvidoria da Arpe atua em segunda instância e, para atender aos usuários das concessionárias reguladas, primeiro é necessário que o usuário registre a solicitação nessas empresas solicitando o protocolo e, aguardando o prazo informado para solução do problema. Caso não seja resolvido no tempo determinado, ou a solução não foi satisfatória, deve então procurar a Ouvidoria da Arpe.
3) Como posso fazer a solicitação na Ouvidoria da Arpe?
A solicitação pode ser feita pelos seguintes meios: presencial, Call Center (0800.281-3844), 0800 727 0167 (Reclamações de Energia Elétrica), internet (ouvidoria@arpe.pe.gov.br) e correspondência (via correios). No ato da abertura da solicitação devem apresentar: o nome do usuário, endereço completo, meios disponíveis para contato (telefone, e-mail), o número da matrícula, o protocolo fornecido pela concessionária, o objeto da solicitação, colocando todas as informações disponíveis, e se for o caso, anexar documentação que possa subsidiar a solução do problema.
4) Posso fazer solicitação anônima?
As solicitações anônimas são recebidas na Ouvidoria, desde que, constem as informações necessárias e suficientes para seu registro.
5) Por que a Compesa só recebe ligação de telefone celular para o 08000810185 (vazamento de água e extravasamento de esgoto)? E para o 08000810195 só de telefone fixo?
Segundo a Compesa “a liberação de chamadas para dispositivos móveis para a linha 0800.081-0185 deve-se ao fato, de permitir aos clientes reportarem os vazamentos de água e extravasamento de esgoto no mesmo momento em que verificam a ocorrência.”
O 0800.08101-95 é um canal de atendimento para resolver questões administrativas, não necessitando que as ligações sejam realizadas por dispositivos móveis.
Foi constatado o crescente aumento na utilização do 0800. Em janeiro de 2016 foi gasto o valor de R$ 25.001,039vinte cinco mil, um real e três centavos), em fevereiro e março de 2016 foram gastos R$ 35.855,92(trinta e cinco mil, oitocentos e cinquenta e cinco reais e noventa e dois centavos) e R$ 47.221,31(quarenta e sete mil, duzentos e vinte e um reais e trinta e um centavos), respectivamente.
E, de acordo com o Decreto N042.466, de 02/02/15, Art. 50 , inciso IX, a Compesa teria que limitar os seus gastos com “Telefonia Fixa e Telefonia Móvel” para o exercício de 2015, a no máximo 80%(oitenta por cento) do valor das liquidações realizadas no exercício de 2014 e também de acordo com o Decreto N042.601, de 26/01/16, que institui o Plano de Monitoramento de Gastos-PMG, a Compesa deve limitar os gastos com telefonia fixa e telefonia móvel, para os próximos exercícios, a no máximo 90%(noventa por cento) do valor dos montantes faturados no exercício de 2013, em conformidade com o Art. 40, inciso VII deste Decreto.
6) Como fazer contato com a Companhia Pernambucana de Gás-Copergás?
Para contactar a Copergás é necessário ligar para:
- 0800-281-2002 ou 3184-2000
- https://www.copergas.com.br/
7) Como faço para obter a 2a via da fatura de gás?
Pode-se obter a 2a via da fatura de gás no site da Copergás:
- https://www.copergas.com.br/
- Se dirigindo a sede da Copergás: Av. Mascarenhas de Moraes, N 533 – Imbiribeira /Recife
8) Em casa de emergência como faço para contactar com a Copergás?
SAC/Emergência: 117 ou 0800-281-2002
9) Como faço solicitação para os serviços de vazamento/manutenção ou ligação de gás?
0800-281-2002 ou (81)3184-2000
10) Como faço para fazer reclamação do sistema municipal de transporte coletivo de passageiro?
- O usuário deve procurar o Grande Recife: Cais de Santa Rita, N 600 – Santo Antônio
- Telefone: (81) 3182-5500
- http://www.granderecife.pe.gov.br/sitegrctm/
11) Como faço para fazer reclamação do sistema intermunicipal de transporte coletivo de passageiro?
- O usuário deve procurar a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal – EPTI: Avenida Cruz Cabugá, N 1211, Santo Amaro, Recife/PE, BR – Palácio Frei Caneca – Vice Governadoria do Estado de Pernambuco
- Telefone: (81) 3184-7700