Institucional

Última atualização em: 14 de julho de 2020

A Secretaria Executiva de Ressocialização – SERES é um dos órgãos de atuação indireta da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco – SJDH, administra 23 Unidades Prisionais e 50 Cadeias Públicas.

Deve atender ao que prescreve a Lei 7.210 – Lei de Execução Penal, quanto ao cumprimento de sentença judicial, visando a ressocialização dos reclusos, através da “qualificação profissional e da Educação”.

A Secretaria Executiva de Ressocialização é responsável pela administração do Fundo de Produção Penitenciária – FPP, criado pelo Decreto Lei nº 299, de 19 de maio de 1970, conforme estabelecido no Decreto Executivo nº 42.633, de 04 de fevereiro de 2016.

A SERES não possui entidades vinculadas.

MISSÃO INSTITUCIONAL

Custodiar as pessoas privadas de liberdade garantido sua integridade física e psicológica, promovendo condições para sua reinserção à sociedade.

VISÃO DE FUTURO

Ser referência nacional na execução de projetos de ressocialização visando reduzir o déficit de vagas e do quadro de pessoal nas unidades prisionais, contribuindo na reinserção social dos egressos.

VALORES

  • Comprometimento com a ressocialização;
  • Garantia dos Direitos Humanos;
  • Transparência;
  • Valorização Profissional;
  • Ética.