Perguntas Frequentes:

Última atualização em: 12 de agosto de 2024

1) O que está sendo feito em relação aos ataques de tubarão no litoral de Pernambuco?

O Governo de Pernambuco instituiu uma série de ações e providências para mitigar e evitar novas vítimas de incidentes. Dentre elas, podemos citar: ampliação do patrulhamento aéreo, com intensificação de sobrevoos; comunicação educativa via mídias sociais; escuta das comunidades próximas a praia; adequações nas instalações dos postos guarda-vidas; sinalização com bandeiras nos momentos em que as condições da maré estiver mais perigosa;

Disponibilização do efetivo da Secretaria de Defesa Social e do Corpo de Bombeiros para treinamento dos guarda-vidas municipais;

Investimento de R$ 1,5 milhão de Reais na segunda fase do Projeto MEGAMAR, com a inclusão de 10 novos receptores acústicos no Litoral da Região Metropolitana, além de outras ações.

2) Quais são os principais fatores de risco que podem potencializar incidentes com tubarões?

Os principais fatores de risco podem ser: maré alta; fases da lua (cheia ou nova); chuvas recentes; turbidez da água; áreas proibidas para surf (praia de Del Chifre em Olinda) e banho (praia da Igrejinha de Piedade); áreas de mar aberto (sem a proteção dos recifes); entrar no mar com algum sangramento e ou portando objetos brilhantes; proximidade com áreas estuarinas e desembocadura de rios

3) Quais as principais condutas que o banhista deve ter?

Não entrar no mar nas áreas de maior risco; não entrar no mar nas áreas de mar aberto; tomar banho nas piscinas naturais que oferecem a proteção dos recifes; tomar banho de mar durante a maré baixa; obedecer sempre as orientações dos guarda-vidas nas praias; obedecer as informações das placas de sinalização sobre potenciais ataques de tubarões.

4) Quais municípios podem emitir a licença ambiental e fazer a fiscalização ambiental em Pernambuco?

Agrestina, Afrânio, Araripina, Belo Jardim, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Cabrobó, Caruaru, Cedro, Exu, Goiana, Granito, Gravatá, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Ipubi, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa Grande, Lajedo, Nazaré da Mata, Ouricuri, Palmares, Parnamirim, Paulista, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, São Bento do Una, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Vitória de Santo Antão e Xexéu.

5) Como é feita a ação da horta em todo canto ?

A ação denominada Horta em Todo Canto vem contemplando espaços na Zona Urbana, tais como Escolas de Referência, com intenção de expandir ainda mais está sendo promovido oficinas para à criação de hortas em áreas residenciais e comerciais.

6) A árvore da minha rua está caindo, eu mesmo posso retirar?

Não. Se for Recife, entrar em contato com Central de Atendimento da Emlurb, através do 156. Se for em outra cidade, procurar a Prefeitura do Município relacionado.

7) Onde podemos deixar pássaros encontrados com ferimentos?

No Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – CETRAS TANGARÁ. Localizado na PE-16, KM 8,5 – Bairro da Guabiraba – Recife. Telefone 3182.9022.

8) O que fazer quando o vejo um animal doméstico sofrendo maus tratos?

Ligar para 190 e acionar o DEPOMA – Delegacia de Polícia do Meio Ambiente, fazer o registro e anotar o protocolo de atendimento.

9) Como proceder para fazer Visita Guiada no Parque Estadual Dois Irmãos – PEDI?

O serviço de Visita Guiada custa R$ 3,00 (três reais) por pessoa (sujeito a reajuste), que deve ser pago junto ao valor da entrada, na bilheteria do Parque.
Dias de Visita Guiada: Terça a sexta-feira pela Manhã ou Tarde (a partir das 9h).
Para que o agendamento seja devidamente formalizado, é necessário encaminhar um ofício para o e-mail (zoodoisirmaoscea@gmail.com). No documento deve conter: Solicitação de visita guiada, a data, horário, faixa etária, quantidade de pessoas e um telefone para contato. Em seguida será confirmado o agendamento e os esclarecimentos das dúvidas poderão ser feitos via e-mail.

10) O Recife possui alguma instituição pública que receba resíduos sólidos?

Orientamos entrar no site da SEMAS, que trata do referido assunto e há orientações. Segue o link: https://semas.pe.gov.br/manual-para-destinacao-de-residuos-solidos/

 11) Existe um Programa de Estágio na SEMAS ?

Sim. A contratação de Estagiários nesta Secretaria acontece por meio de seleção para entrevista no painel do CIEE, conforme o cadastramento do estudante para a referida vaga. Que quem quiser se candidatar a alguma vaga, de antemão, é preciso ser cadastrado no CIEE. Segue o link para cadastramento: https://ciee-pe.org.br/

 12) Como enviar currículo para SEMAS ?

A Secretaria de Meio Ambiente esclarece que não recebe em suas dependências currículos de forma direta para avaliação e contratação de pessoa física. O procedimento adotado se dá em consonância com o estabelecido nas Leis de Responsabilidade Fiscal e Orçamentária, bem como adesão às Atas Corporativas vigentes na SAD para contratação de Empresa Terceirizada que fornece a mão de obra especializada para atender às necessidades do Órgão de Estado. Outrossim, informamos que outras formas de ingresso no quadro de pessoal seria através de Concurso Público e Seleção Simplificada, divulgados amplamente através das mídias quando abertos.

 13) Onde denunciar som alto em residências, carros, estabelecimento comercial?

Ligar para o 190, Polícia Militar, fazer o registro e anotar o protocolo de atendimento.