Institucional

Última atualização em: 12 de setembro de 2020

A Universidade de Pernambuco (UPE) teve sua origem na Fundação de Ensino Superior da Pernambuco – FESP, mantenedora, desde 1965, de um grupo de Unidades de Ensino Superior pré-existentes no Estado. Extinta a FESP, em 1990, foi criada em seu lugar, pela Lei Estadual nº 10.518, de 29 de novembro de 1990, a Fundação Universidade de Pernambuco, instituição de direito público que viria a ser mantenedora da nova Universidade de Pernambuco, reconhecida pela Portaria Ministerial nº 964, de 12 de junho de 1991.

Instituição da Administração Indireta que atualmente está vinculada a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação Estado de Pernambuco\SECTI.

A  Universidade de Pernambuco\UPE é uma instituição pública de ensino superior presente em todas as regiões do Estado. Em seu complexo Multicampi, formado por 15 unidades de ensino e três grandes hospitais que formam o Complexo Hospitalar Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros\CISAM, Hospital Universitário Oswaldo Cruz\HUOC e Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco\PROCAPE, distribuídos no Recife e Região Metropolitana, em Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares.
Além das unidades de ensino e saúde, integram também o complexo universitário da UPE a Reitoria e quatro escolas de ensino fundamental e médio (Escola do Recife e Escolas de Aplicação).


As entidades vinculadas  a Universidade de Pernambuco são os Hospitais Universitário que compõem o Complexo Hospitalar: Centro Universitário Integrado de Saúde\ CISAM, Hospital Universitário Oswaldo Cruz\HUOC e Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco\PROCAPE.

Não há Fundos vinculados à Universidade de Pernambuco: “constitui -se fundo público o conjunto de recursos, incluindo as obrigações a ele relacionadas, que por lei se vinculam à realização de finalidades específicas.”