Institucional

Última atualização em: 4 de agosto de 2023

A cidade do Recife nasceu junto com o Porto. Em meados do século XVI, quando os colonizadores portugueses ainda descobriam o Brasil, o navegador Pero Lopes de Souza já registrava, em seu Diário de Viagem, um ancoradouro denominado de ‘Arrecife dos Navios’. O lugar se desenvolveu e tornou-se ponto principal de importação, produção e exportação de açúcar, como também de abastecimento das principais mercadorias, proporcionando a implementação na vizinhança dos primeiros engenhos de açúcar, povoados de imigrantes europeus e as primeiras vilas dando origem ao Bairro do Recife.


Datam de 1815 as primeiras iniciativas para a realização de melhoramentos no antigo ancoradouro do Recife. No decorrer do século XIX foram elaborados diversos projetos, sem que a execução, contudo prosperasse. Somente em 1º de julho de 1909, com a publicação do Decreto nº. 7.447, a empresa Societé de Construction du Port de Pernambuco foi autorizada a construir as novas instalações, compreendendo 2.125 m de cais e três armazéns.


A entrada em operação comercial ocorreu em 12 de setembro de 1918. Pelos Decretos nºs 14.531 e 14.532, ambos de 10 de dezembro de 1920, ficou definida a transferência da concessão do Porto para o governo estadual que deu prosseguimento às obras da sua implantação, concluindo mais cinco armazéns, um galpão e começando o prolongamento do cais. Essa concessão foi revista e aprovada pelo Decreto nº. 1.995, de 1º de outubro de 1937, e encampada, posteriormente, pelo Decreto nº 82.278, de 18 de setembro de 1978, pela Empresa de Portos do Brasil S.A (Portobrás), extinta em 1990, passando o Porto do Recife à administração da União até maio de 2001.

A partir de 1º de junho de 2001, através do Convênio de Delegação nº. 02/2001, firmado entre o Governo do Estado de Pernambuco e a União Federal passa a administração e exploração do Porto Organizado do Recife a ser realizada pelo Estado de Pernambuco por intermédio da empresa Porto do Recife S.A.


A Porto do Recife S.A. é uma Sociedade de Economia Mista de Capital Fechado, CNPJ nº 04.417.870/0001-11, dotada de personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira, pertencente à Administração Pública Indireta, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, constituída nos termos da Lei Estadual n.° 11.735, de 30 de dezembro de 1999, com suas atividades reguladas pelas disposições do seu Estatuto Social, aprovado pelo Decreto n.° 22.645, de 19 de setembro de 2000 e integrante do poder executivo, conforme disposto na Lei nº 13.205/2007, Lei Complementar nº 49/2003, Decreto nº 25.332/2003 e atualizações posteriores.


O Porto do Recife atua na prestação de serviços para atendimento de navios de longo curso e cabotagem para importação e exportação de cargas nacionais e estrangeiras. O Porto também tem estrutura para receber navios de cruzeiro e possui um Terminal Marítimo de Passageiros. Está dentro das atividades do Porto do Recife o fornecimento de águas tranquilas para atracação, a disponibilização de berços e local para armazenagem (armazéns e pátios), além da segurança necessária para a realização das operações portuárias.
 

O Porto do Recife está preparado para receber até oito navios, simultaneamente, em seus berços de atracação. Possui uma área de 114 mil m² disponíveis para armazenagem de cargas diversas, dividida em armazéns cobertos (com capacidade de abrigar aproximadamente 60 mil toneladas), pátios de contêineres (que podem receber 6 mil TEUS) e pátios para cargas diversas (com capacidade para 50 mil toneladas). O Porto recifense também tem silos portuários que podem armazenar 25 mil toneladas de grãos, cada um deles.
 

A Porto do Recife S.A. não possui entidades e fundos públicos vinculados.

Missão, Visão e Valores

Missão:

Administrar e desenvolver as atividades portuárias com eficiência, proporcionando um ambiente favorável aos seus usuários para logística, competitividade e inovação, promovendo o desenvolvimento econômico do Estado, buscando sempre zelar pela sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Visão:

Ser reconhecida como Autoridade Portuária em referência de logística, sustentabilidade, competitividade e integridade, de forma a tornar o Porto do Recife S. A. uma referência regional.

Valores:

Ética e transparência;

Eficiência;

Logística inteligente;

Qualidade nos serviços prestados;

Comprometimento com o negócio;

Segurança;

Sustentabilidade;

Valorização da instituição e dos colaboradores.