Perguntas Frequentes

Última atualização em: 21 de janeiro de 2021

1) A empresa Porto do Recife S.A faz o trabalho de importar/exportar mercadorias?

Não, o Porto do Recife não é responsável pela importação ou exportação em si. O Porto é o local onde as empresas que importam e exportam cargas fazem suas operações, o Porto é apenas o meio para a mudança de modal. No caso, para exportar alguma mercadoria você deve entrar em contato com empresas especializadas em importação/exportação.

2) É possível agendar uma visita para conhecer os navios?

Não, não é possível. O navio é do armador e de responsabilidade do agente. No período que ele fica atracado no porto operando mercadorias, dificilmente, ele agenda visitas pela necessidade de terminar rápido a operação e por questões de segurança. Porque um navio está atracado no porto, não significa que somos “donos” da embarcação.

3) Como eu consigo ter acesso aos dados gerais de movimentações do Porto?

Navegando no site do Porto do Recife (www.portodorecife.pe.gov.br) e  acessando a área de Estatísticas. Lá você vai encontrar as movimentações separadas por principais mercadorias, tipos de navegação, quantidade de navio.

4) É possível conhecer a área do Porto? Como faço?

Sim, é possível. Qualquer um que tenha interesse de conhecer a área do Porto do Recife está convidada. Mas como estamos numa área de segurança internacional, para se ter acesso a zona primária existe uma série de procedimentos considerados como padrão. Para informações mais precisas deve-se enviar um e-mail para presidencia@portodorecife.pe.gov.br, ou entrar em contato pelo (81) 3183 1959.

5) O Porto do Recife fecha? Como funciona seu horário de operação?

O Porto do Recife operacionalmente funciona 24h, independente do horário das operações existem pessoas de plantão. No entanto, a parte administrativa funciona de segunda à sexta, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00.

6) O Porto do Recife vende passagens de cruzeiros?

O Porto do Recife opera navios de turismo durante a temporada de cruzeiros que começa em outubro e termina em abril. Os navios utilizam o Porto para atracarem suas embarcações. O porto funciona como um aeroporto e dessa forma não vendemos pacotes de turismo, a compra de pacotes tem que ser diretamente com as empresas especializadas na venda desse serviço.

7) Como faço para trabalhar no Porto do Recife?

A Porto do Recife S.A é uma empresa pública, portanto as contratações são realizadas através de concurso público. No momento, não há previsão para lançamento de edital para realização de concurso. Qualquer informação será postado no site (www.portodorecife.pe.gov.br).

8) Moro em outra região do país mas passo as férias sempre em Pernambuco. Vocês poderiam indicar como faço para comprar um cruzeiro que pare em Recife?

Para comprar um pacote de cruzeiro, que a embarcação tenha em sua rota a parada na cidade do Recife, é necessário consultar as agências de turismo. Elas podem passar as informações necessárias sobre rotas e valores para os interessados.

9) Como faço para saber em quais horários saem as embarcações para Fernando de Noronha?

O Porto do Recife não recebe navios de passageiros para a Fernando de Noronha. Os barcos que saem do Porto são apenas de cargas para abastecimento da ilha. Os horários de chegada e saída são informados para os agentes e operadores. Navegando no site do Porto do Recife (www.portodorecife.pe.gov.br) e acessando a área de Operações, você encontra a planilha de Movimentação das Embarcações do Porto (MEP) e confere os horários de atracação.

10) Qual a previsão de cruzeiros para Fernando de Noronha?

Os cruzeiros para Fernando de Noronha foram operados até o ano de 2012. Hoje em dia, a ilha não está nas rotas feitas pelas agências de viagem. Quando houver alguma previsão de cruzeiros para a ilha, a informação será exibida através do nosso site (www.portodorecife.pe.gov.br), na área de Operações e você irá encontrar a planilha de Movimentação das Embarcações do Porto (MEP) com as informações de previsão de chegada de navios de passageiros. Para mais informações sobre rotas, procurar as agências de turismo.