Última atualização em: 9 de novembro de 2022
1) Qual a área de atuação do GAPE?
O GAPE foi criado para desenvolver soluções eficazes na gestão dos projetos estratégicos do governo, podendo atuar em diversas áreas prioritárias, como saúde, educação, infraestrutura e segurança. Logo, o que for considerado como estratégico nas diversas áreas, pelo governador, pode ser desenvolvido pelo Gabinete.
2) Qual a legislação pertinente ao Gabinete de Projetos Estratégicos?
O GAPE foi criado em 2015, pela Lei nº 15.452/2015, regulamentada pelo Decreto nº 42.045/2015, posteriormente atualizado pelo Decreto 47.615, de 25 de junho de 2019
3) Qual o reflexo do trabalho do GAPE para o cidadão?
O GAPE pauta suas ações sempre na busca do desenvolvimento sustentável do estado de Pernambuco, na perspectiva do fortalecimento das políticas sociais e garantia do exercício da cidadania. Portanto, a sua prestação de serviços, sempre de forma eficiente, objetiva conceder uma melhor qualidade de vida à população pernambucana.
4) Qual o Perfil do Servidor do GAPE?
O Servidor para desempenhar suas atividades no GAPE deve ser dinâmico, ter senso de responsabilidade, ético, pró-ativo e ter espírito para trabalhar em equipe. Ainda deve-se manter sempre atualizado para poder prestar um serviço de excelência para a população.
5) O GAPE possui quadro próprio de servidores?
Atualmente, o quadro de colaboradores do GAPE é composto por servidores cedidos de outros órgãos e cargos comissionados, além de alguns serviços de mão de obra terceirizada.
6) Quantas Secretarias compõem o Gabinete?
O GAPE é formado, basicamente pela Secretaria Executiva de Administração, pela Secretaria Executiva de Monitoramento e pela Secretaria Executiva de Obras.
7) Há a função de Controlador Interno Primário no Gabinete?
Sim. O GAPE hoje, conta um Servidor designado para realizar as funções de Controle Interno Primário.
8) Onde fica a Sede do GAPE?
O GAPE, por ter uma estrutura enxuta e para otimizar os recursos estatais, hoje ocupa salas do Centro de Convenções de Pernambuco, utilizando parte do espaço físico da EMPETUR.
9) O GAPE possui veículos próprios?
Não. O GAPE conta com veículos locados que servem para atender as demandas externas do Gabinete, bem como para servir de meio de transporte para o seus servidores.
10) O GAPE deve prestar constas?
Como o GAPE é um órgão da administração direta, deve realizar sua prestação de contas, de forma anual ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.