Institucional

Última atualização em:

Criada em 17 de setembro de 1992 através da Lei Estadual 10.656/1991, a Companhia Pernambucana de Gás – Copergás, odoriza, canaliza e distribui o Gás Natural em Pernambuco desde 1994, atendendo aos mercados industrial, automotivo, residencial, comercial , termoelétrico e cogeração. A Copergás é uma empresa de economia mista, que tem como sócios o Governo do Estado de Pernambuco, a Petrobras Gás S.A. – Gaspetro e a Mitsui – Gás e energia do Brasil. Está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco-SDEC. Detém uma das maiores redes de distribuição do Nordeste, com mais de 826 km de extensão. Atualmente, a companhia comercializa um volume superior a 5,1 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural.

MISSÃO INSTITUCIONAL

Distribuir o gás canalizado de forma ética e sustentável econômico e ambientalmente, visando promover o desenvolvimento do Estado de Pernambuco, respeitando as relações com clientes e demais partes interessadas.

VISÃO DE FUTURO

Estar presente nos municípios com maior potencial de consumo de energia, mantendo o equilíbrio entre investimentos e volume até 2028.

VALORES

  • Atuação ética, transparente e participativa
  • Desenvolvimento de uma equipe qualificada e comprometida com os resultados do negócio;
  • Prevenção como regra para garantir um ambiente de trabalho seguro;
  • A atenção, a criatividade e a inovação como meios para oferecer o melhor nível de serviço ao cliente;
  • Compromisso de ser solidário e responsável internamente uns com os outros e externamente com a sociedade e o meio ambiente.

COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA

Governo do Estado de Pernambuco

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Copergás tem se destacado como estatal de resultados surpreendentes. A Empresa adota as políticas de desenvolvimento do Governo do Estado, que detem 51% das ações ordinárias. A Companhia oferece gás natural a preços competitivos, contribuindo para atrair novos investimentos para Pernambuco que fortalecem a geração de empregos.

Gaspetro

A Gaspetro atua diretamente na ampliação da oferta do gás natural em todo o País. De Corumbá – próximo à fronteira entre a Bolívia e o Brasil – à cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, a Companhia conta com uma malha de gasodutos, pertencente à Petrobras, com mais de 7 mil quilômetros e possui 24,5% das ações ordinárias da Copergás.

Mitsui

Além da Copergás, a Mitsui tem participação significativa em sete companhias estaduais de distribuição de gás no Brasil, que são: a PBGás, a Algás, a Sergás, a Bahiagás e a Cegás, todas no Nordeste. Na Região Sul-Sudeste, a Mitsui participa das distribuidoras estaduais de gás SCGás, com 41,5%, e da Compagas, com 24,5%. Também é de 24,5% a participação da Mitsui nas ações ordinárias da Copergás.

http://www.copergas.com.br/relatorio-da-administracao/#.VnQL8_krKM8