Perguntas Frequentes

Última atualização em: 31 de janeiro de 2020

TRABALHO E ESTÁGIO

1) COMO CONSEGUIR UM EMPREGO NA COPERGÁS?

De acordo com o Artigo 37 da Constituição Federal do Brasil, o ingresso de pessoal na Copergás está condicionado à aprovação em Processo Seletivo Público. Quando ocorrem, os certames são divulgados no Diário Oficial do Estado e em nosso site www.copergas.com.br

2) COMO CONSEGUIR UM ESTÁGIO NA COPERGÁS?

A Copergás oferece vagas em diversas áreas, proporcionando aos estudantes a oportunidade de obter experiência profissional por meio do estágio. Durante o período de contratação, o estagiário poderá desenvolver suas competências sob a supervisão de profissionais da área de formação do estudante.

Para maiores informações consulte o site da Companhia www.copergas.com.br

3) ONDE POSSO OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ?

A Lei de Aprendizagem, Lei Federal Nº 10.097/2000, garante ao jovem, com idade de 14 a 24 anos incompletos, a formação técnico-profissional, no ambiente de trabalho por meio do Contrato de Aprendizagem, com todos os direitos trabalhistas e previdenciários.

O objetivo é oferecer uma preparação para o exercício profissional, garantindo a inclusão social com empregabilidade.

 Durante o período de 2 anos o jovem recebe uma capacitação específica, concomitantemente à prática profissional relacionada àquela capacitação.

Para maiores informações consulte o site da Companhia www.copergas.com.br

PATROCÍNIO

4) QUERO PEDIR O PATROCÍNIO DA COPERGÁS PARA UM PROJETO, COMO DEVO FAZER?

A Copergás tem uma POLÍTICA DE PATROCÍNIOS diretamente associada às diretrizes traçadas no Planejamento Estratégico da empresa e pode ser acessada através do link https://www.copergas.com.br/informacoes/politica-de-patrocinios/

A Copergás deixa bem claro àqueles que buscam patrocínio na empresa o seu compromisso institucional com a responsabilidade social, a cultura regional e o desenvolvimento do estado de Pernambuco.

A Empresa se empenha, portanto, em defender e valorizar a cultura pernambucana através de uma política de forte alcance social articulada com as políticas públicas para o setor e focada diretamente na afirmação da identidade regional.

Desta forma, a Copergás entende que, dando sua contribuição como pessoa jurídica para a abertura e o desenvolvimento de um leque de oportunidades àqueles que atuam em todos os campos das artes, estará não apenas elevando o nome de Pernambuco como também inserindo na sociedade a cultura do gás natural, da energia limpa e da eficiência energética.  No mesmo caminho, acredita-se que, definindo tais critérios para patrocínios em geral, está dando sua cota de participação no processo de consolidação da cidadania do povo pernambucano ao promover a cultura local como instrumento de inclusão social.

Com sua Política de Patrocínios, a Copergás busca contribuir permanentemente para a manutenção da memória cultural pernambucana de forma a proporcionar a todos, sem distinção, iguais oportunidades de acesso a esse extenso acervo.

PRODUTOS

5) É VERDADE QUE O MOTOR DO CARRO DURA MENOS SE UTILIZARMOS O GNV COMO COMBUSTÍVEL EM VEZ DA GASOLINA?

  • Não é verdade.  A durabilidade do motor que utiliza GNV é maior do que os veículos que utilizam apenas combustíveis líquidos. Essa conclusão é baseada em algumas justificativas técnicas:
  • A durabilidade do motor depende de sua lubrificação, a qual é realizada através de óleos lubrificantes, e a lubrificação é mais eficiente nos motores que utilizam GNV, pois o mesmo não deixa resíduos contaminantes após a queima.
  • No caso do combustível líquido, ele é lançado na câmara de combustão pulverizado pelos bicos injetores (ou carburador). Ou seja, nesse processo, as moléculas de oxigênio não são combinadas, totalmente, com as moléculas do combustível (em forma pequenas gotículas), gerando, portanto, uma combustão incompleta. Como consequência, a carbonização do motor, com a formação de depósitos de resíduos (carvão) não queimados dentro da câmara de combustão, e a mesma é mais intensa nas paredes do cilindro. Essas partículas, por conterem carbono, são duras e abrasivas.

Quando arrastadas pelos anéis iniciam um processo de desgaste do motor logo na parede do cilindro, prosseguindo quando se misturam com o lubrificante, tornando-o também um tanto abrasivo. Imagine a cada vez que um pistão desce arrastar um pouco desse particulado e jogar no óleo. Este é o motivo de o óleo ficar escuro, portanto menos lubrificante.

  • No caso do GNV, o combustível entra na câmara de combustão no estado gasoso facilitando a combinação com o oxigênio. Com isso, não há, praticamente, carbonização do motor. Tal fato é explicado, pois não há o atrito de partículas de combustíveis entre anéis e cilindro, além de manter o óleo melhor lubrificante.

6) O GÁS NATURAL COMO COMBUSTÍVEL É PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE?

Em todo o mundo, o Gás Natural é considerado um combustível ecológico, pelas suas características de baixa emissão de poluentes, uma vez que a sua queima é quase total, tanto nos motores dos veículos como nos fornos e caldeiras industriais. Diversos países têm incentivando o uso de VGN nos transportes, como forma de melhorar a qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos.

7) COMO CONVERTER OS VEÍCULOS PARA UTILIZAÇÃO DO GÁS NATURAL?

Para utilização do GN é necessário que se converta o carro numa das oficinas credenciadas para o efeito. Somente elas fornecem o “Certificado de Homologação de Montagem” do kit. Este documento atesta que todas as normas técnicas estabelecidas foram cumpridas, permitindo que o veículo seja legalizado.
Os veículos que vêm de fábrica preparados para rodar com o GN são bi-fuel, ou seja, os carros podem rodar com Gás Natural ou Gasolina. Basta escolher o combustível accionando um simples botão.

8) COMO FAÇO PARA FAZER A INSTALAÇÃO DE AQUECEDOR A GÁS?

Escolha sempre um profissional qualificado para fazer a instalação do seu aquecedor.

Pode haver diferenças entre os equipamentos, portanto, fique atento aos pontos de instalação: gás com gás, água fria com água fria e água quente com água quente.

Uma ligação errada pode causar sérios danos ao seu aquecedor e à sua instalação de gás.

Além disso, a ligação errada do seu aquecedor causa a entrada de água na rede de gás, bloqueando todo o fornecimento de gás, prejudicando você e seus vizinhos.

9) QUANDO DEVO FAZER MANUTENÇÃO EM MEUS EQUIPAMENTOS A GÁS?

Apesar de ser seguro, as instalações e os equipamentos de gás natural, devem ser inspecionadas, regularmente, a cada dois anos, pelo menos. A manutenção é uma obrigação do consumidor para evitar danos futuros e assim, garantir a eficácia e segurança da utilização do gás natural. As condições de queima e exaustão dos equipamentos devem ser verificadas, na constatação de qualquer problema, o reparo deve ser imediato. Busque um profissional do ramo gasista para realizar a manutenção dos aparelhos.

10) COMO POSSO FAZER PARA UTILIZAR O GÁS DE FORMA CONSCIENTE A FIM DE ECONOMIZAR E NÃO PAGAR CARO?

Quando utilizados da maneira correta, os equipamentos a gás são ainda mais eficientes.

No inverno, época em que os hábitos são diferentes, o consumo de gás tende a aumentar. Por isso, o uso consciente e apropriado dos equipamentos a gás, faz diferença nas despesas no final do mês.

11) O QUE É O MEDIDOR DE GÁS?

É o equipamento que registra o volume de gás consumido na sua residência. É indispensável que o medidor seja de fácil acesso ao leiturista. Para sua segurança e de sua família, nenhum objeto pode ser guardado dentro da cabine do medidor. Não cubra os medidores e as tubulações, pois isso pode dificultar a leitura. Em caso de visor embaçado, esferas de medição que não giram ou leitura zero, entre imediatamente em contato com nossos canais de atendimento.

FORNECEDOR

12) COMO FAÇO PARA ME CADASTRAR COMO FORNECEDOR DE MATERIAIS E SERVIÇOS PARA A COPERGÁS?

As contratações de serviços e compra de materiais realizados pela Copergás ocorrem mediante processos licitatórios. Com isso, informamos que para venda direta à Companhia é necessário fazer parte de seu cadastro de fornecedor.

Para ter acesso ao Cadastro de Fornecedores da Copergás basta acessar o endereço http://www.copergas.com.br/index.php/contato/portal-do-fornecedor ou ligar para o telefone central (81) 3184.2000, através do qual você poderá ter um auxílio passo a passo de como proceder para realizar o seu cadastro.