Perguntas Frequentes

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1. Como faço para saber qual é a loja mais próxima do bairro onde moro?

Para obter esta informação, o cliente pode ligar para o 0800 081 0195 ou acessar o endereço servicos.compesa.com.br/lojas-de-atendimento/

2. Se estou em outra cidade posso procurar qualquer Loja de Atendimento?

Sim. As Lojas de Atendimento estão preparadas para atender as demandas de todo o Estado.

3. Onde posso pagar as contas da Compesa?

Para valores acima de R$ 700, a conta deverá ser paga nas redes bancárias credenciadas: Santander, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Bradesco, HSBC, Itaú, Banco do Brasil, entre outros. Para valor igual ou menor a R$ 700, o pagamento poderá ser realizado nas casas lotéricas e nos bancos credenciados. O cliente também poderá optar pelo pagamento em débito automático, bastando para isso fazer contato com sua agência bancária para maiores esclarecimentos.

4. Paguei uma fatura duas vezes, como faço para ser ressarcido do valor pago?

O cliente deve procurar uma Loja de Atendimento com RG e CPF para solicitar a devolução na forma de crédito em outra fatura.

5. Como faço para negociar meu débito?

O cliente poderá negociar seu débito com a Compesa por meio de um parcelamento, que pode ser feito pelo Atendimento via Internet ou nas Lojas de Atendimento.

6. O que é necessário para um parcelamento de débito?

O cliente deverá dirigir-se a uma Loja de Atendimento munido da seguinte documentação:

• INQUILINO: Deverá apresentar contrato de locação e vigente;

• CONDOMÍNIO (COM CONVENÇÃO/CNPJ): CPF e RG do síndico atual com apresentação da ata de eleição autenticada;

• CONDOMÍNIO (SEM CONVENÇÃO): O parcelamento será efetivado através de um formulário cedido pela Compesa;

No caso de administradora: cópia autenticada do contrato com o condomínio;

7. Em que momento serei considerado devedor?

Um dia após o vencimento da fatura não paga o cliente é considerado devedor.

8. Como devedor serei incluído na lista dos órgãos de Proteção ao Crédito?

O cliente será incluído na lista dos órgãos de Proteção ao Crédito após 30 dias do envio da notificação do órgão negativador.

9. Com quantos dias meu abastecimento poderá ser suspenso por falta de pagamento?

O cliente poderá ter seu abastecimento suspenso por falta de pagamento a partir do recebimento da notificação de cobrança.

10. Como faço para alterar o nome do titular de minha conta?

O cliente deve procurar uma Loja de Atendimento com a seguinte documentação:

• Proprietário: Escritura do imóvel, recibo ou promessa de compra e venda ou, ainda, outro documento comprobatório de propriedade registrado em cartório, RG e CPF/CNPJ.

• Inquilino: Contrato de Locação, RG e CPF/CNPJ. Caso o proprietário não esteja cadastrado no sistema da Compesa, o cliente deverá apresentar alguma documentação comprobatória da propriedade do imóvel.

• Ocupante: CPF e RG, CPF/CNPJ e RG do proprietário. Aplica-se a mesma observação do anterior.

Obs.: Em caso de representante legal do proprietário ou inquilino, apresentar Procuração registrada em cartório e a Carteira de Identidade. Este caso não se aplica na situação de Ocupante.

11. Como faço para receber minha conta em outro endereço?

O cliente pode ligar para o 0800 081 0195 ou se dirigir a uma das Lojas de Atendimento munido do endereço completo e do CEP.

12. Como faço para me cadastrar na tarifa social?

Terá direito a cadastrar-se na Tarifa Social o cliente que se enquadre nos critérios a seguir:

– Morador de imóvel na categoria Residencial;
– Apresente o consumo médio de água de até 10m³/mês;
– Tenha consumo médio de energia elétrica na categoria residencial de até 80kwh/mês;

E que atenda a um dos requisitos abaixo:

– Seja beneficiário de um dos programas de proteção social do Governo Federal;

– Tenha renda familiar mensal comprovada de até um salário mínimo vigente;

– Tenha renda familiar mensal declarada de até um salário mínimo vigente e seja morador de imóvel com área construída de até 60m².

Apresentar os documentos comprobatórios dos critérios acima.

13. O que é necessário para solicitar uma ligação de água?

O cliente deve procurar uma das Lojas de Atendimento munido de sua documentação original e da respectiva cópia do CPF e da Carteira de Identidade do proprietário do imóvel e/ou CNPJ, conforme o caso.

– Para imóveis construídos: Escritura ou Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU ou Recibo/Promessa de Compra e Venda ou, ainda, outro documento igualmente comprobatório de propriedade, desde que registrado em cartório.

– Para imóveis em construção: Planta de Locação e Situação aprovada pela Prefeitura, com descrição da categoria do imóvel e estimativa do número de economias a serem abastecidas. Caso a planta não esteja aprovada, deverá ser apresentado juntamente com a mesma o talão de emolumentos pagos na Prefeitura comprovando a sua entrada para aprovação.