Institucional

Última atualização em: 5 de março de 2024

A Companhia Editora de Pernambuco – Cepe é uma sociedade de economia mista que tem como atividade principal a edição e impressão do Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

Além disso, a edição de periódicos e produção de impressos em geral também contemplam sua lista de atividades. Bem como, a edição de livros que contam com a qualidade editorial, gráfica e de conteúdo e que vêm ganhando destaque nas estantes mundo afora.

Atualmente, a Cepe também oferece gestão, guarda e digitalização de documentos com a Cepe Doc.

A Cepe não administra nenhum fundo vinculado, bem como não possui entidades vinculadas.

NASCIMENTO DA CEPE

Com a Cepe já se vão mais de 50 anos de história e muitas publicações. Em 1967 surge a Companhia Editora de Pernambuco responsável pela publicação do Diário Oficial do Estado de Pernambuco, divulgando atos, decretos e regulamentos oficiais que devam ter execução no âmbito estadual. O D.O. também recebe e edita publicações legais de empresas privadas e organizações sociais.

TECNOLOGIA E MODERNIDADE

A Cepe tem compromisso com a sociedade e se empenha para ser um exemplo de modernidade e vanguarda. Não é a toa que o investimento em tecnologia e no aperfeiçoamento de rotinas produtivas estão presentes em suas ações.

VISÃO DE FUTURO

Ser referência nacional em publicações oficiais, no mercado editorial e gráfico e na gestão documental, até 2026.

MISSÃO

Publicar os atos oficiais e matérias legais, realizar serviços de gestão documental, logísticos, gráficos, digitais e editoriais, com excelência, inovação e segurança, promovendo a comunicação e a cultura para a sociedade.

VALORES

Atenção ao cliente;
Qualidade dos produtos e serviços;
Inovação;
Responsabilidade socioambiental;
Segurança da informação;
Preservação da memória administrativa do Estado.

HISTÓRIA

A Cepe tem sua origem em 1924, ano da criação do Diário do Estado e da Repartição de Publicações Oficiais, responsáveis pela publicação do jornal oficial. Em 1926, por força de lei, a Repartição de Publicações Oficiais foi substituída pelo Departamento de Imprensa Oficial, que continuou a editar o Diário do Estado, nome substituído em 1944, quando passou a se chamar Diário Oficial.

Ao Departamento de Imprensa Oficial sucedeu a atual Companhia Editora de Pernambuco – Cepe. Cabe ao Diário Oficial do Estado de Pernambuco (D.O.), sua principal publicação, a divulgação dos atos, decretos e regulamentos oficiais que devam ter execução no âmbito estadual. O D.O. também recebe e edita publicações legais de empresas privadas e organizações sociais.

EMPRESA MODERNA

Desde sua criação, a Cepe se empenha em ser exemplo de modernidade e vanguarda. O investimento em tecnologia e no aperfeiçoamento de rotinas produtivas sempre esteve presente em suas ações. Pioneira na publicação do Diário Oficial Eletrônico, a empresa disponibiliza para consulta universal e gratuita o acervo digital de todas as edições a partir de 1936. A tecnologia empregada permite a busca textual e por datas.

CEPE EDITORA

Com o objetivo de promover e difundir cultura em todo o Estado, a Cepe é responsável pela edição de periódicos, como o jornal literário Pernambuco. Criado em 1986, com o nome de Suplemento Cultural do Estado de Pernambuco, este material circula uma vez por mês com foco no mundo literário. Inicialmente encartado no Diário Oficial, hoje possui sua modalidade de assinatura individual.

Outro produto de grande destaque é a revista Continente. São quase 20 anos consolidando sua proposta editorial que dialoga com o público mais amplo e agrega novos leitores através de matérias bem elaboradas e edição gráfica primorosa para quem não abre mão de cultura, arte e jornalismo.

E ainda para promover o desenvolvimento cultural do Estado, a publicação de livros é mais uma iniciativa de destaque da Cepe. A criação do Conselho Editorial vêm rendendo bons resultados e elevando o nome da Cepe no cenário brasileiro com centenas de livros lançados com o selo da editora.

A Cepe também conta com outras iniciativas como o Prêmio Cepe Nacional de Literatura, por exemplo; a criação da Coleção Acervo Pernambuco, que reedita livros fora de catálogo, inéditos ou raros, mas de grande importância para a cultura pernambucana; a constante modernização do seu parque gráfico e os títulos em formato e-book.

QUALIDADE DE IMPRESSÃO

Para aqueles que procuram seus serviços de impressão e acabamento a Cepe dispõe de uma equipe especializada para dar orientações quanto ao melhor papel, formatação e quantidade de páginas, além de emitir os orçamentos de acordo com as preferências do cliente. Com amplas instalações, moderno parque industrial e quadro de pessoal de reconhecida capacidade técnica, a gráfica da Cepe se insere entre as que produzem com maior rapidez e melhor qualidade.

DIGITALIZAÇÃO

O setor de digitalização foi estruturado para atender à crescente demanda por conversão de arquivos físicos em digitais. Foram realizados investimentos na aquisição de modernos scanners para digitalização de documentos de todos os tipos e formatos. Documentos administrativos e históricos são digitalizados e organizados para consulta, trazendo agilidade e eficiência aos processos internos de empresas privadas e instituições públicas.

GUARDA, GESTÃO E DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

A Cepe é responsável pela guarda, gestão e digitalização de documentos intermediários das Secretarias e Órgãos de Pernambuco, segundo Lei no 15.529, 23 de junho de 2015, que garante a exclusividade para realizar este serviço em todo o Estado.

Os documentos podem ser geridos, armazenados e digitalizados de acordo com a necessidade de cada cliente, garantindo a proteção de arquivos administrativos e históricos, além de proporcionar mais agilidade e eficiência aos processos das instituições públicas e empresas privadas.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Precisando de atendimento presencial? Na Livraria Cepe Editora | Paulo Freire, localizada na sede da Companhia Editora de Pernambuco, você pode ter acesso a todo o catálogo de livros da Cepe Editora, além de adquirir exemplares da revista Continente ou do jornal literário Pernambuco, solicitar a publicação de matérias legais e anúncios, contratar serviços gráficos e emitir certificados digitais.

Além da livraria da sede, a Cepe atualmente conta com outras quatro lojas físicas — três próprias, no Recife e em Olinda, e uma em parceria com o Sesc de Garanhuns (no agreste pernambucano). E ainda tem a livraria virtual, onde você pode passear pelas nossas estantes, produtos e serviços em alguns cliques. Confira todos os endereços:

Livraria Cepe Editora | Paulo Freire
➥ Sede
R. Coelho Leite, 530, Santo Amaro – Recife/PE
✆ 81 3183-2700

Livraria Cepe Editora | Tarcísio Pereira
➥ Centro de Artesanato de Pernambuco
Av. Alfredo Lisboa, Marco Zero – Recife/PE
✆ 81 9488-3731

Livraria Cepe Editora | Germano Coelho
➥ Mercado Eufrásio Barbosa
Av. Dr. Joaquim Nabuco, Varadouro – Olinda/PE
✆ 81 9488-3730

Livraria Cepe Editora | Ramires Teixeira
➥ Museu do Estado de Pernambuco Av. Rui Barbosa, 960, Graças – Recife/PE ✆ 81 9488-3732

Livraria Cepe Editora | Virtual
➥ cepe.com.br/lojacepe

MAIS INFORMAÇÕES

Companhia Editora de Pernambuco – Cepe
Rua Coelho Leite, 530
Santo Amaro – Recife – PE
CEP: 50100-140
Fones: (81) 3183.2700
www.cepe.com.br

MAPA ESTRATÉGICO