Institucional

Última atualização em: 22 de fevereiro de 2022

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco – SEE, órgão integrante da administração direta do Poder Executivo Estadual, durante 52 anos, esteve vinculada à Secretaria de Saúde do Estado. O desligamento entre os dois órgãos e a consequente aquisição de autonomia da Secretaria de Educação veio através da Lei 466, no dia 22 de abril de 1949, durante a gestão do então governador Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho. 

Regulamentada pelo Decreto 40.599 de 04 de abril de 2014,  em sua estrutura conta com 16 Gerências Regionais de Educação, a Biblioteca Pública do Estado, além das seguintes unidades técnicas:

  • Conservatório Pernambucano de Música – CPM;
  • Unidade de Coordenação do Programa de Melhoria da Qualidade da Educação Básica no Estado / UCP – PROESCOLA;
  • Unidade Técnica de Coordenação do Programa de Educação Integral / UCP.

 

Missão

Fornecer educação pública de qualidade a todos e elevar a escolaridade, proporcionando condições que permitam ao estudante sua inserção no campo de atuação escolhido.

Visão

Consolidar-se como referência nacional em qualidade de ensino público.

Valores

Equidade, justiça social, compromisso, solidariedade, ética, transparência, integração, inovação, gestão democrática, cultura e cidadania.

Mapa Estratégico

NOTA: O Mapa da Estratégia da Secretaria de Educação e Esportes é pautado nos Instrumentos Norteadores: Plano Nacional, Plano Estadual de Educação e o Mapa da Estratégia do Governo, assim, considerando que o Governo do Estado iniciou em 2019 um novo ciclo de gestão e está em processo de construção de um novo Mapa Estratégico Governamental, a SEE está mantendo as suas ações com base em seu Mapa Estratégico 2015-2018, acompanhando assim, a estratégia que será estabelecida para todo o Estado de Pernambuco.

Entidades Vinculadas

Conselho Estadual de Educação – CEE;
Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB;
Conselho Estadual de Alimentação Escolar;
Conselho de Educação Escolar Indígena.


 A SEE não possui fundos vinculados.