Institucional

Última atualização em: 22 de março de 2024

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco S.A. (ADEPE) é uma sociedade de economia mista, criada pelas Leis Estaduais nº 5.783, de 22 de dezembro de 1965, e nº 5.840, de 26 de agosto de 1966.

Integrante da administração indireta do Estado de Pernambuco, a ADEPE é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC-PE), conforme a LEI Nº 16.520/2018, desenvolvendo suas atividades de forma articulada com órgãos do setor público e da iniciativa privada, sendo disciplinada pela Lei Federal nº 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações) e pela Lei Federal nº 13.303/2016. A ADEPE não possui entidades e fundos vinculados.

 

Missão:

Apoiar o desenvolvimento econômico e social do Estado  por meio de ações indutoras e do apoio aos setores industrial, agroindustrial, comercial, de serviços e de artesanato com foco em inovação.

 

Visão:

Alcançar a excelência no fomento ao desenvolvimento local, sendo referência nacional na inovação de processos, na gestão de recursos públicos e na parceria com o setor privado.

 

Valores:

  • Excelência na prestação de serviços;
  • Inovação;
  • Eficácia econômico-financeira;
  • Valorização do capital humano;
  • Ética e transparência; 

Acesse os nossos sites:

ARTESANATO DE PERNAMBUCO

ARTESANATO DE PERNAMBUCO – Neste portal estão reunidas as ações dos dois Centros de Artesanato de Pernambuco (localizados nas cidades do Recife e de Bezerros), além de informações sobre a Fenearte, a Unidade Móvel do Artesanato e do Programa de Artesanato de Pernambuco, Pape.

FENEARTE

FENEARTE – Neste sítio são disponibilizadas informações sobre a maior feira de artesanato da América Latina. O portal contém dados de serviço para artesãos e para visitantes.

Breve Histórico da ADEPE

1965 –  Surgia a Companhia de Desenvolvimento de Pernambuco – Distritos Industriais (Comper – DI), responsável por adquirir áreas administrar e alienar lotes e parcelas de terrenos para empresas interessadas em se implantar aqui.

1968 – a Comper-DI tornou-se Distritos Industriais de Pernambuco S/A (DI-PER). A promoção da industrialização do Estado e o incentivo a financiamentos para os empreendedores foram incluídos no rol das atividades do órgão.

1970 – a DI-PER passa a ser reconhecida como Companhia de Desenvolvimento Industrial de Pernambuco (Diper) e passa a agregar e a apoiar relações comerciais e atividades relacionadas ao desenvolvimento do Estado.

1972 – A DI-PER sofreu nova alteração em sua razão social, passando a ser reconhecida como Companhia de Desenvolvimento Industrial de Pernambuco (Diper), com sede na Rua da Aurora, nº 1377, no bairro da Boa Vista, onde atualmente funciona a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado.

1974 – Compra do casarão onde funciona a sede da AD Diper em 24 de maio de 1974, no terreno localizado na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, nº 347.

1978 – Criação do Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros (Suape), na gestão do Governador Eraldo Gueiros Leite. O projeto Suape começou na AD Diper.

1992 – Durante a administração do então Governador Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti, a AD Diper teve sua razão social modificada para Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), denominação em vigor até os dias atuais.

2000 – Criação da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) pelo Governo do Estado e coordenação geral da AD Diper. A feira é considerada a maior da América Latina.

2003 – Criação do Centro de Artesanato de Pernambuco – Unidade Bezerros.

2007 – Na gestão do então Governador Eduardo Campos, e com o advento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico a qual passou a ser vinculada, a AD Diper recebeu a orientação da administração estadual de concentrar ainda mais seus esforços no sentido de contribuir para a interiorização do desenvolvimento, estimulando a instalação de empresas dos setores industrial, comercial e de serviços no interior do território pernambucano, inclusive promovendo ações em prol das cadeias e dos arranjos produtivos locais.

2010 – Criação da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), instituída como Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe), pelo Governador Eduardo Campos.

2012 – Inauguração do Centro de Artesanato de Pernambuco – Unidade Marco Zero.

2021 – Inauguração da Loja de Moda Autoral de Pernambuco – Unidade Marco Zero.
2021 – Em outubro de 2021, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – antiga AD Diper – passou a se chamar Adepe, lançando novo layout de marca e o seu reposicionamento estratégico.

2022 – Inauguração da Loja de Bebidas de Pernambuco – Unidade Marco Zero.