Perguntas Frequentes

Última atualização em: 11 de junho de 2019

1) Efetuei a matrícula em um curso de qualificação. Como faço para imprimir o comprovante?

Favor, entrar em contato com nossa Gerência Operacional por meio do telefone 81-3183-7030.

2) Posso receber informações sobre vagas por meio do telefone de atendimento?

As informações sobre vagas ofertadas só podem ser fornecidas diretamente ao trabalhador interessado, que deve comparecer à Agência do Trabalho mais próxima.

3) Quais os critérios aceitos pela STQE para comprovar situação de baixa renda?

A STQE aceita, nos programas em que é solicitada, a declaração de próprio punho, em que conste a informação de que não dispõe de recursos para custeio de cursos, não podendo promover despesas, sem que haja comprometimento da sua subsistência.

4) Gostaria de saber como faço para realizar a inscrição, para os cursos de qualificação?

Informamos que a tabela com os cursos de Qualificação a serem disponibilizados pela STQE encontram-se no site da Secretaria, no endereço http://www.stqe.pe.gov.br/. Recomendamos a visualização diária na aba Vagas de Qualificação, no link: http://www.stqe.pe.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6161&Itemid=166. Informamos que as novas inscrições sempre iniciam, no sistema de cadastro, automaticamente, às 08:00 das segundas, conforme disponibilidade declarada na tabela existente no site e encerram, no momento em que as vagas se esgotam. Para mais esclarecimentos das dúvidas, solicitamos a gentileza de entrar em contato com nossa Central de intermediação, por meio do telefone 81-3183-7032.

5) Fiz um cadastro de vaga, mas ainda não foi validado pela Agência. Como proceder?

Solicitamos a gentileza de entrar em contato com nossa Central de intermediação, por meio do telefone 81-3183-7032.

6) Não consegui me cadastrar pela internet. Como fazer?

Solicitamos a gentileza de entrar em contato com nossa Central de intermediação, por meio do telefone 81-3183-7032, para que possamos proceder ao cadastro em nosso sistema, com o intuito de verificar oportunidades de emprego disponibilizadas em nosso sistema.

7) No atendimento da Agência do Trabalho existe algum tratamento diferenciado para jovens que vão se cadastrar para o 1º primeiro emprego?

Informamos que o atendimento da Agência do Trabalho se dá de forma integrada. No caso do primeiro emprego, caso o cidadão não possua CTPS, e seja do seu interesse, poderá emiti-la em nossas unidades, sem custo e, em seguida cadastrar-se em nosso sistema, quando então estará apto à intermediação de emprego. Informamos que a unidade da Boa Vista, funciona das 07h00 às 18h00, nos dias úteis. Já nos Expressos cidadão do Cordeiro e Olinda, além do horário já informado, as agências também funcionam aos sábados, até as 13:00h.

8) Qual a política de oportunidades para estagiários na Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE)?

1-      DISPONIBILIDADE DE VAGA;
2-      ENTREGAR CURRÍCULUM NA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS DA STQE;
3-      ENTREVISTA COM A COORDENAÇÃO DE GESTÃO E PESSOAS (VILMA BELFORT);
4-      ENTREVISTA COM O CHEFE DA ÁREA DE ESTÁGIO;
5-      APÓS SELEÇÃO, PREPARAR DOCUMENTAÇÃO PARA ENCAMINHARMOS O ESTUDANTE AO IEL, DOCUMENTOS: RG,CPF, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, DECLARAÇÃO DA INSTITUIÇÃO, FOTO ¾ E CONTA CORRENTE NO BANCO DO BRASIL.

9) Estou com dificuldades para cadastrar meu currículo na Agência do Trabalho. Como proceder?

Solicitamos a gentileza de entrar em contato com nossa Central de intermediação, por meio do telefone 81-3183-7032, para que possamos proceder ao cadastro em nosso sistema, com o intuito de verificar oportunidades de emprego disponibilizadas em nosso sistema.