Última atualização em: 11 de junho de 2019
1) Qual a missão da Secretaria da Micro e Pequena Empresa?
Incentivar, orientar, fortalecer e articular as micro e pequenas empresas, atuando com proximidade e diálogo, estimulando a inovação, a interiorização do conhecimento e a cultura do associativismo em todo o estado de Pernambuco.
2) De que forma a Secretaria da Micro e Pequena Empresa atua para o desenvolvimento das atividades empreendedoras de micro e pequeno porte?
Por meio de sua atuação institucional, a Sempe conjunga esforços para oferecer serviços e oportunidades que facilitem e otimizem as atividades dos micro e pequenos empreendedores. Através do Expresso Empreendedor, a secretaria presta diversos serviços que visam facilitar procedimentos e informar aqueles que desejam empreender.
3) Quais são os órgãos vinculados à Sempe?
Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe): A agência atua na estruturação e viabilização financeira dos projetos considerados prioritários para o desenvolvimento de diversos setores da economia pernambucana, por meio da concessão de crédito para empresas sediadas, exclusivamente, no Estado. Dessa forma, a AGEFEPE estimula o aumento da competitividade, internaliza os efeitos positivos do avanço econômico e ajuda a transformar a vida das pessoas.
O Expressor Empreendedor concentra serviços essenciais voltados aos micro e pequenos empreendedores e àqueles que desejam se formalizar. A central de atendimento tem como parceiros os principais órgãos voltados ao segmento, como o Serviços Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e a Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe). Na unidade, além de encontrar informações sobre gestão e capacitação empresarial, o público poderá realizar procedimentos como abertura, alteração e fechamento de CNPJ, análise de crédito, inscrição no cadastro de fornecedores do estado, entre outros.
4) Quais os serviços disponíveis no Expresso Empreendedor?
Os serviços realizados no Expresso Empreendedor são elencados abaixo:
Atendimento SEMPE
1. Atendimento ao MEI (Microempreendedor Individual);
– Formalização;
– Declaração;
– Alteração;
– Baixa;
– Emissão de DAS;
– Emissão de inscrição estadual e municipal (Recife)
2. Cadastro no PE Integrado (antigo Rede Compras), para participar de processo licitatório do Governo do Estado, para MEI, ME e EPP;
3. Orientação sobre os benefícios e obrigações da pessoa jurídica (MEI, ME e EPP);
4. Seminários de orientação sobre como se tornar um MEI.
Orientação Empresarial (Sebrae):
– Gestão de pessoas;
– Gestão financeira;
– Gestão de estoque;
– Automação comercial;
– Marketing;
– Registro de Marca;
– Captação de Recursos;
– Certidão Negativas;
– SEBRAETEC;
– SEBRAE MAIS;
– Cursos online e presenciais;
– Plano de negócios;
– Modelo de negócio;
– Site do Sebrae;
– Cartões de pagamento.
JUCEPE
– Orientação para abertura de empresas (ME/EPP);
– Abertura de empresas (ME/EPP);
– Alterações das empresas que forem abertas nesta unidade (ME/EPP)
AGEFEPE
– Informações de crédito, orientação sobre uso de serviço financeiro, simulação de crédito, cadastro e marcação de visitas;
– Linhas de crédito para empresas já em funcionamento;
– Capital de giro
– Investimento fixo
– Capital misto
5) Onde posso encontrar informações sobre a Secretaria e entidades vinculadas?
Basta acompanhar o site da Sempe no portal do Governo do Estado (www.sempe.pe.gov.br) ou pela rede social Facebook (www.facebook.com/sempegovpe)