Perguntas Frequentes

Última atualização em: 11 de junho de 2019

1) Onde fica a sede da Secretaria das Cidades (SECID)?

Rua: Estrada do Barbalho, 889-A – Iputinga

Cep: 50.690-000 – Recife/PE

Fone: 3181.3357

2) Como entrar em contato direto com a Secretaria das Cidades pela internet?

Na da página da Secretaria das Cidades (www.cidades.pe.gov.br), o cidadão encontra a seção “Fale Conosco” para se comunicar com a pasta.

3) Qual o papel da Ouvidoria da Secretaria das Cidades?

 A Ouvidoria da Secretaria das Cidades funciona como um canal de contato entre e o cidadão e a SECID. Por meio da Ouvidoria, é possível registrar sua manifestação, enviando sugestões e críticas, como também fazer elogios, reclamações e denúncias relativos aos serviços prestados pela Secretaria das Cidades.

4) Como posso entrar em contato com a Ouvidoria da Secretaria das Cidades?

Para entrar em contato com a Ouvidoria da SECID, há várias possibilidades. A primeira é pessoalmente, dirigindo-se ao órgão, que funciona na Estrada do Barbalho, 889-A – Iputinga – Recife/PE (portão vizinho ao portão de vistoria do Detran). Outra é através dos telefones (81) 3181-3343 ou 3181.3378. Você também pode se comunicar com a Ouvidoria da SECID através de carta, formulário do site ou pelo e-mail ouvidoria@cidades.pe.gov.br.

5) Quais são os órgãos coligados com a Secretaria das Cidades?

A Secretaria das Cidades possui três órgãos coligados: o Grande Recife Consórcio de Transporte, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PE) e Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI).

6) Quais são as competências do Grande Recife Consórcio de Transporte?

  • Planejar e gerir o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STTP/RMR), assegurando a qualidade e a universalidade dos serviços;
  • Contratar os serviços de transportes, por meio de licitação pública;
  • Regulamentar as atividades concedidas;
  • Fiscalizar e atualizar os contratos de concessão.

7) Como posso entrar em contato direto com o Grande Recife Consórcio de Transporte pela internet?

Na da página do Grande Recife (www.granderecife.pe.gov.br), o cidadão encontra a seção “Fale Conosco” para se comunicar com a pasta.

8)Como posso entrar em contato com a Ouvidoria do Grande Recife?

Você pode entrar em contato com a Ouvidoria do Grande Recife pelo e-mail ouvidoria@granderecife.pe.gov.br ou pela Central de Atendimento ao Cliente, por meio do 0800.0810.158 (ligação gratuita).

9)Onde fica a sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), qual o horário de funcionamento e qual o fone para contato?

O Detran/PE está localizado na Estrada do Barbalho, 889 – Iputinga – Recife/PE – CEP 50.690-900 – PABX: (81) 3184-8000 – Teleatendimento: (81)3453.1514 (07:30 às 17:30h). O horário de funcionamento do Detran/PE (sede) é das 7h30 às 13h30.

10) Quais são as competências do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE)?

O Detran/PE tem como missão promover, no Estado de Pernambuco, um trânsito seguro, humanizado e com responsabilidade socioambiental.  Restabelecer a excelência na prestação dos serviços, com introdução de processos inovadores, redução da burocracia e resgate da autoestima e da motivação dos servidores, é a visão do Detran/PE. Pode-se destacar como valores do órgão:

  • Respeito ao cidadão;
  • Compromisso com a qualidade da prestação do serviço;
  • Credibilidade;
  • Prioridade na educação de trânsito;
  • Compromisso com a qualidade da prestação do serviço;
  • Valorização do servidor;
  • Responsabilidade social;
  • Respeito à acessibilidade / mobilidade;
  • Respeito ao meio ambiente.

11) Como posso entrar em contato com a Ouvidoria do Detran/PE?

O contato com a Ouvidoria pode ser feito pessoalmente ou por meio de formulário eletrônico, que pode ser obtido no site do órgão (www.detran.pe.gov.br).Caso necessite apenas de informações, orientações ou esclarecer dúvidas sobre o Detran/PE e os serviços prestados pelo órgão, utilize o Fale Conosco (no site do órgão).

12) Quais são as competências da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) ?

A Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal é a gestora do transporte público intermunicipal no Estado de Pernambuco. É a responsável pelo planejamento, operação e fiscalização das linhas que operam interligando as cidades entre si e à capital.

13)Onde está localizada a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal?

A Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal está localizada na avenida Cruz Cabugá , 1211, Santo Amaro, Recife/PE, BR – Palácio Frei Caneca – (sede da Vice-Governadoria do Estado de Pernambuco) – CEP 50.040-000. Fone para contato: (81) 3184-7700

14) Como posso entrar em contato com a Ouvidoria da Onde está localizada a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal?

Você pode entrar em contato com a Ouvidoria da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal pelo e-mail ouvidoria@epti.pe.gov.br ou indo até a sede, localizada na Avenida Cruz Cabugá , 1211, Santo Amaro, Recife/PE, BR – Palácio Frei Caneca – (sede da Vice-Governadoria do Estado de Pernambuco) – CEP 50.040-000.