Institucional

Última atualização em: 26 de outubro de 2023

A Secretaria de Articulação Social e Regional possui como missão Coordenar o sistema de controle social e outros mecanismos de gestão democrática regionalizada do Governo do Estado de Pernambuco, através da articulação e do fortalecimento dos canais de participação social e da integração das políticas públicas, com foco no desenvolvimento sustentável.

MISSÃO INSTITUCIONAL

  • Coordenar a execução dos programas e projetos de desenvolvimento regionais; coordenar a criação e o funcionamento dos comitês e conselhos de articulação regional;
  • Promover a participação dos municípios através dos comitês e conselhos, na instância especial do Poder Executivo Estadual de consulta à sociedade e no processo de elaboração planejamento e acompanhamento das políticas públicas;
  • Promover o debate das políticas estaduais para cada região e da integração das economias regionais: propor a criação, promover e acompanhar a implementação de instrumentos de consulta e participação popular de interesse do Governo do Estado;
  • Atuar no relacionamento e articulação com as entidades da sociedade civil; promover a descentralização e desconcentração das ações de governo;
  • Atuar na articulação de programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos ou privados, voltados à implementação de políticas sociais e de desenvolvimento econômico;
  • Subsidiar o Governo do Estado com informações obtidas junto à população e a entidades representativas sobre a execução das políticas públicas e o funcionamento dos serviços públicos.  
  • Implementar o Programa Governo Presente conforme está previsto na Lei Estadual nº14.357 de 14 de julho de 2011;
  • Atuar na mediação de conflitos e nas mediações com os movimentos organizados da sociedade civil.

VISÃO DE FUTURO

Ser referência nacional na articulação social e na integração de políticas públicas até 2016.

VALORES

  • Compromisso com a participação social para garantia de direitos;
  • Solidariedade e igualdade de oportunidades;
  • Respeito e valorização das pessoas;
  • Responsabilidade socioambiental;
  • Qualidade na prestação de serviços;
  • Ética;
  • Transparência.