Última atualização em: 26 de outubro de 2023
A Secretaria de Articulação Social e Regional possui como missão Coordenar o sistema de controle social e outros mecanismos de gestão democrática regionalizada do Governo do Estado de Pernambuco, através da articulação e do fortalecimento dos canais de participação social e da integração das políticas públicas, com foco no desenvolvimento sustentável.
MISSÃO INSTITUCIONAL
- Coordenar a execução dos programas e projetos de desenvolvimento regionais; coordenar a criação e o funcionamento dos comitês e conselhos de articulação regional;
- Promover a participação dos municípios através dos comitês e conselhos, na instância especial do Poder Executivo Estadual de consulta à sociedade e no processo de elaboração planejamento e acompanhamento das políticas públicas;
- Promover o debate das políticas estaduais para cada região e da integração das economias regionais: propor a criação, promover e acompanhar a implementação de instrumentos de consulta e participação popular de interesse do Governo do Estado;
- Atuar no relacionamento e articulação com as entidades da sociedade civil; promover a descentralização e desconcentração das ações de governo;
- Atuar na articulação de programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos ou privados, voltados à implementação de políticas sociais e de desenvolvimento econômico;
- Subsidiar o Governo do Estado com informações obtidas junto à população e a entidades representativas sobre a execução das políticas públicas e o funcionamento dos serviços públicos.
- Implementar o Programa Governo Presente conforme está previsto na Lei Estadual nº14.357 de 14 de julho de 2011;
- Atuar na mediação de conflitos e nas mediações com os movimentos organizados da sociedade civil.
VISÃO DE FUTURO
Ser referência nacional na articulação social e na integração de políticas públicas até 2016.