Institucional

Última atualização em: 29 de março de 2023

Criada em 25 de novembro de 1977, a Fundação Hemope é uma organização de caráter científico, educacional e assistencial, da administração indireta, vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco. Sua atuação se dá nos segmentos da Hemoterapia e Hematologia, através da produção científica, formação qualificada de recursos humanos e prestação de serviços especializados.

Sua missão é desenvolver ações de saúde na área do sangue, no Estado de Pernambuco, produzindo bens e serviços, promovendo e disseminando conhecimentos, aportados nos valores do respeito, da transparência, da competência, do fortalecimento, da segurança e da satisfação dos clientes.

Surgido da necessidade da implantação de prática hemoterápica moderna no estado, o Hemope passou a otimizar o uso do sangue coletado, a exercer um maior controle sorológico e a desenvolver novos procedimentos que asseguram uma maior qualidade do produto sanguíneo e sua compatibilidade entre o doador e o receptor, garantindo a oferta de um produto de excelente qualidade para as redes hospitalares pública e privada.

O Hemope se destaca como referência no estado em diagnóstico laboratorial e tratamento das patologias do sangue, atuando, também, no desenvolvimento da medicina transfusional e no apoio aos serviços de transplante de órgãos em Pernambuco, no particular aspecto da histocompatibilidade de doadores e receptores.
Conta ainda com um Hospital para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao tratamento hematológico, dispondo de sessenta leitos, serviço ambulatorial, de pronto atendimento, hospital-dia, atendimento odontológico e acompanhamento fisioterápico e psicológico.

A Fundação Hemope tem atualmente mais de 1.400 funcionários e seu faturamento gira em torno dos R$ 38 milhões/ano, arrecadados através dos serviços de Hematologia e Hemoterapia, com recursos oriundos do Sistema Único de Saúde e através de convênios com operadoras de planos de saúde.

POLÍTICA DA QUALIDADE

  • Oferecer com qualidade serviços hemoterápicos e hematológicos e atividades de ensino e pesquisa na área do sangue, procurando satisfazer os clientes com ética e respeito.
  • Buscar continuamente a melhoria dos processos e produtos cumprindo as normas técnicas e legais aplicáveis.
  • Propiciar o desenvolvimento contínuo dos servidores e colaboradores.

MISSÃO INSTITUCIONAL

Atender a demanda de hemocomponentes e atuar no diagnóstico e tratamento das doenças do sangue, na rede pública estadual de saúde, com qualidade, eficiência, com o compromisso de desenvolver o ensino e a pesquisa.

VISÃO DE FUTURO

Ser reconhecido como um centro de excelência em hemoterapia, diagnóstico das doenças hematológicas, ensino e pesquisa.

VALORES

  • Compromisso com a vida;
  • Compromisso com a qualidade e segurança dos serviços prestados;
  • Ética e respeito ao cidadão;
  • Investimento na produção e disseminação de conhecimentos;
  • Fortalecimento da instituição, mantendo a transparência e a credibilidade.

Plano de Metas 2017 / 2023

https://www.hemope.pe.gov.br/fundacao/gestao-de-pessoas

Plano Estratégico 2020/2023

Informações sobre Entidades e Fundos Vinculados

O Hemope não possui Entidades ou Fundos Vinculados.

Atualizado em 27/10/2022