Quem é quem

Última atualização em: 18 de março de 2024

Marcio Guiot

Diretor-presidente

Com larga experiência no setor portuário, Marcio Guiot acumula passagens em cargos de liderança executiva por várias companhias do segmento, além de ter atuado como consultor em diversos projetos na área. Foi diretor da Brasil Terminal Portuário (Porto de Santos), Porto de Itapoá (Santa Catarina) e Libra Terminais Santos (também em Santos). Além disso, ocupou a superintendência da Ceará Terminal Operator (CTO), no Complexo de Pecém, localizado no Ceará.
Formado em Ciências Náuticas pela Academia de Marinha Mercante do Rio de Janeiro, Guiot tem MBA pela Fundação Dom Cabral, especialização em ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa) pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP), além de cursos de desenvolvimento executivo no Brasil e no exterior.

E-mail: marcio.guiot@suape.pe.gov.br
Telefone: (81) 3527-5128

Carlos Cavalcanti

Diretor de Sustentabilidade

É graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e mestre em Desenvolvimento Rural Territorial pela Universidade de Córdoba (Espanha). Na Alemanha, participou da coordenação do projeto da empresa Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), prestando apoio técnico ao projeto Prorenda – RS T1 – Agricultura Familiar. Na administração pública, atuou como diretor da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), entre 2013 e 2014. Em 2015, assumiu a Secretaria-Executiva de Meio Ambiente de Pernambuco, permanecendo até 2017. Em janeiro de 2018, foi nomeado secretário de Meio Ambiente de Pernambuco.

E-mail: carlos.cavalcanti@suape.pe.gov.br
Telefone: (81) 3527-5123

Renata Loyo

Diretora de Infraestrutura

É graduada em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduada em Gestão da Qualidade na Construção Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE). Tem mais de 20 anos de atuação nas áreas de gestão, orçamento, planejamento, custos, administração contratual e obras de grande porte.
Tem experiência em estudos de obras de mercado e na coordenação de contratos. Do planejamento à execução e fiscalização de obras de engenharia, a gestora acumula passagens por empresas públicas e na iniciativa privada.

E-mail: renata.loyo@suape.pe.gov.br
Telefone: (81) 3527-5137

Arthur Neves

Diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial

É graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e especialista em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco, com ênfase em Direito de Infraestrutura e pesquisa na área de inovação e estratégia digital no setor público.
Exerceu os cargos de secretário-executivo de Coordenação Estratégica da Casa Civil do Governo de Pernambuco, de secretário municipal da Assessoria Especial de Vitória de Santo Antão e de diretor na Procuradoria-Geral do Município de Ipojuca, atuando no Departamento Jurídico da Secretaria de Assistência Social. Na iniciativa privada, exerceu funções de direção administrativa e financeira no terceiro setor e na área educacional na cidade de Vitória de Santo Antão.

E-mail: arthur.neves@suape.pe.gov.br
Telefone: (81) 3527-5129

Rinaldo Lira

Diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária

Com larga experiência no setor público portuário e aeroportuário, Rinaldo Lira tem especialização nas áreas de logística, gestão de projetos e processos, planejamento estratégico e relacionamento institucional/negócios. É Bacharel em Administração, com MBAs em Logística e Gerenciamento de Projetos e Processos. Rinaldo também já atuou na Infraero e na Companhia Docas do Ceará.

E-mail: rinaldolira@suape.pe.gov.br
Telefone: (81) 3527-5083

Adriana Martin

Diretora de Inovação e Transformação Digital

Tem mais de 25 anos de experiência em cargos de gestão no serviço público federal (MCTI, Embrapa e Centro Tecnológico da Marinha), na iniciada privada (BRF e Huntsman), Sebrae (Programa ALI – Agente Local de Inovação) e em universidades (Unicamp e UnB).
Também já atuou como vice-presidente na Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação, diretora de Transferência de Tecnologia na Anater, membro titular de conselhos (Instituto Euvaldo Lodi/CNI, Senai/SC, entre outras instituições), e em comitês técnicos e de assessoramento (ANPEI, CNPq, Enap, Fapesp, Senai/DN etc.).
É pós-doutora em Inovação Tecnológica, doutora e mestra em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (SP), com doutorado sanduíche na University of Wisconsin-Madison e no United States Department of Agriculture, nos USA.

E-mail: adriana.martin@suape.pe.gov.br
Telefone: (81) 3527-5122

Hugo Santiago

Diretor de Administração e Finanças

É mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco, com master business administration em contabilidade pública e responsabilidade fiscal. Gestor governamental da Secretaria da Controladoria-Geral de Pernambuco (SCGE) desde 2010, com especialidade em controle interno, onde exerceu os cargos de diretor de Auditoria (DAUD/SCGE) e diretor de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas. Santiago tem passagem pela Secretaria de Saúde, onde ocupou o cargo de diretor-geral de Administração, e pela Fundação de Hematologia do Estado (Hemope), no cargo de diretor de Administração e Finanças.

E-mail:
hugo.santiago@suape.pe.gov.br

Telefone: (81) 3527-5003

Cargos Comissionados e Funções Gratificadas