Última atualização em: 13 de fevereiro de 2020
DÚVIDAS SOBRE AS AGÊNCIAS DO TRABALHO
1) Qual o horário de funcionamento das Agências do Trabalho?
O horário varia entre as Agências, CLIQUE AQUI para escolher qual o município.
2) Quais documentos necessários para dar entrada no Seguro Desemprego?
Comprovante de saque do FGTS;
Carteira do Trabalho;
RG (original e a cópia da frente e verso);
Rescisão contratual;
Requerimento do Seguro Desemprego (guias verdes e marrons) ou alvará judicial; e CPF.
OBS: Em falta de RG, pode ser: Carteira de Reservista, Habilitação com foto, ou carteira do órgão de classe (OAB, CRA, CRM, Etc)
3) CTPSWEB – Informatizada
O Sistema de Atendimento de emissão da CTPS Informatizada é de responsabilidade legal e exclusiva do Ministério do Trabalho e Previdência Social – MTPS. O prazo é de 20 dias informado automaticamente pelo Sistema de Atendimento.
Para pedidos de emissão emergencial, o trabalhador deve procurar a Superintendência do MTPS.
Emissão de 1ª VIA (Todos os Documentos Originais)
RG (Carteira de identidade)
Certidão de nascimento, para solteiro;
Certidão de casamento, para casado;
Certidão de casamento com divórcio;
CPF (Cadastro de Pessoa Física);
Comprovante de residência
Obs: Primeira via da CTPS para pessoas com mais de 30 anos de idade, além dos documentos acima, deverá apresentar o cadastro do CNIS obtido junto ao INSS.
Emissão de 2ª VIA(Todos os Documentos Originais)
Carteira de Trabalho anterior;
RG (Carteira de identidade)
Certidão de nascimento, para solteiro;
Certidão de casamento, para casado;
Certidão de casamento com divórcio;
CPF (Cadastro de Pessoa Física);
Comprovante de residência
EM CASO DE ROUBO, PERDA OU EXTRAVIO:
Além dos documentos acima citados, deverá apresentar:
Boletim de Ocorrência
Documento que comprove CTPS anterior – extrato do PIS ou CNIS ou rescisão de contrato.
CLIQUE AQUI e veja os telefones e endereços de todas as agências.
DÚVIDAS SOBRE LICITAÇÕES, TERMOS DE REFERÊNCIAS E CHAMAMENTO PÚBLICO
Os processos de licitações, chamamento público e termos de referências poderão ser consultados através dos seguintes links:
Site SEMPETQ: (clique Aqui)
Site PE Integrado: (Clique Aqui)
Dúvidas sobre os Expressos Empreendedores
1) O que é o Expresso Empreendedor?
O Expresso Empreendedor é uma central de atendimento que concentra serviços essenciais voltados aos micro e pequenos empreendedores e àqueles que desejam se formalizar. A central de atendimento tem como parceiros os principais ógãos voltados ao segmento, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE) e a Agência de Fomento de Pernambuco (AGEFEPE). Na unidade, além de encontrar informações sobre gestão e capacitação empresarial, o público poderá realizar procedimentos como abertura, alteração e fechamento de CNPJ, análise de crédito, inscrição no cadastro de fornecedores do Estado, entre outros.
2) Onde ficam os Expressos Empreendedores e qual o horário de funcionamento das unidades?
CLIQUE AQUI para escolher os municípios de interesse.
3) Quais documentos preciso levar para me formalizar?
Para se formalizar é recomendável que tenha em mãos os documentos de Indentidade, CPF, Comprovante de Residência Comprovante de Endereço de Ponto Comercial e Título de Eleitor.
4) Quais os serviços disponíveis no Expresso Empreendedor?
Os serviços realizados são voltados tanto para empreendedores formalizados quanto para aqueles que desejam ter o próprio negócio. Os serviços ofertados incluem orinetação e formalização para MEI, orientação empresarial para ME e EPP, informações sobre cursos e capacitações ofertados pelo SEBRAE, abertura, alteração e extição de empresa por pessoal da JUCEPE, inscrição no Cadastro de Fornecedores do Estado (CADFOR) e informações sobre linhas de crédito da AGEFEPE. Confira lista detalhada abaixo:
SEMPETQ:
- Informação dos benefícios da formalização
- Formalização para o MEI
- Fechamento de empresa
- Alteração de dados cadastrais
- Declaração do faturamento do MEI
- Impressão das inscrições estadual e municipal do Recife
- Inscrição CADFOR/Rede compras
- Entrega de cartilhas
- Emissão de DAS
SERVIÇOS ESPECIAIS:
- Consultoria contábil
- Consultoria empresarial
- Cursos/Palestras/Oficinas
ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL (SEBRAE):
- Orientação ao empreendedor
- Orientação sobre os serviços SEBRAE
- Orientação sobre capacitações SEBRAE
- Utilização de ferramentas de Gestão (swot, Canvas, entre outros)
AGEFEPE:
- Linhas de crédito
- Contratação de crédito
- Entrega de crédito
JUCEPE:
- Entrada no processo de abertura de empresa
- Orientação sobre registros de empresas
- Alteração e extinção de empresa
- Entrega de processos em exigência
- Consulta de processos
- Certidões
- Emissão de DAE, dentre outros.
LINKS ÚTEIS
Site da Secretaria: www.sempetq.pe.gov.br
FACEBOOK: www.facebook.com/sempetqgovpe
Dúvidas sobre qualificação
1) Quais os cursos oferecidos pela SEMPETQ?
Acompanhe os cursos atuas pelo site: www.sempetq.pe.gov.br ou entre em contato com a Gerência de Qualificação Profissional pelos telefones: (81) 3183-7051 e (81) 3183-7052.
2) Quando abrirão novas vagas do programa Novos Talentos?
Acompanhe os cursos atuais pelo site: www.sempetq.pe.gov.br ou entre em contato com a Gerência de Qualificação Profissional pelos telefones: (81) 3183-7051 e (81) 3183-7052