Perguntas Frequentes

Última atualização em: 12 de abril de 2024

1. Onde fica a sede da Secretaria  de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco?

Rua: Estrada do Barbalho, 889-A – Iputinga – Cep: 50.690-000 – Recife/PE.
Fone: 3181.3357

2. Como entrar em contato direto com a Secretaria  de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco?

A Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação funciona como um canal de contato entre e o cidadão e a SEDUH. Por meio da Ouvidoria, é possível registrar sua manifestação, enviando sugestões e críticas, como também fazer elogios, reclamações e denúncias relativos aos serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

3. Qual o papel da Ouvidoria da Secretaria  de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco?

Na da página da SEDUH (seduh.pe.gov.br), o cidadão encontra a seção “Fale Conosco” para se comunicar com a pasta.

4. Quais são as instituições vinculadas à Secretaria  de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco?

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação possui as seguintes instituições vinculadas: Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) e Pernambuco Participações e Investimentos (PERPART)

5. Quais são as competências da PERPART ?

Geração de recursos para alocação em investimentos públicos no território do Estado e a administração dos créditos, direitos e obrigações decorrentes da incorporação de outras empresas publicas e sociedades de economia mista de que o Estado detenha o controle acionário.

6. Onde fica a PERPART ?

Rua Dr. João Lacerda, nº 395, Cordeiro, Recife – PE. CEP.: 50.711-280

7. Como posso entrar em contato com a PERPART ?

De segunda a sexta-feira das 8h as 12h e das 13h às 17h.

8. Qual o horário de atendimento do setor imobiliário da PERPART?

Para atendimento do setor imobiliário o horário ´é: segunda a quinta-feira das 8:30h às 11:30h e das 13:30h às 16:30h. E na sexta-feira das 8:30h às 12:30h.

9. Qual a missão da CEHAB?

A CEHAB tem como missão atuar na redução do déficit habitacional do Estado por meio da racionalização dos problemas habitacionais de interesse social, em parceria com as Prefeituras Municipais, a Caixa Econômica e o Governo Federal.

10. Onde fica a sede a CEHAB, e qual o telefone para contato?

A CEHAB fica localizada à Rua Odorico Mendes, 700 Campo Grande, Recife – PE – CEP: 52031 – 080 Telefones: (81) 3182.7500 Fax: (81) 3182.7519.

11. Quais são as competências da CEHAB?

A CEHAB  tem   por  objeto social  participar   da  política  de  desenvolvimento  urbano do Estado, promovendo a racionalização dos problemas habitacionais da comunidade, sob o prisma do relevante interesse social, bem como atuar na política de desenvolvimento da infra-estrutura de transportes ferroviários de cargas do Estado de Pernambuco, exercendo, também, as atividades de planejamento e execução de obras públicas de desenvolvimento urbano.

12. Quem é a CEHAB?

Inicialmente chamada de Companhia de Habitação Popular do Estado de Pernambuco (COHAB-PE), foi constituída em 1º de outubro de 1965, através da Lei Estadual nº 5.654. Na época, era vinculada à secretaria de Habitação do Estado e tinha como principal objetivo social participar da política de desenvolvimento urbano do Estado, promovendo a racionalização dos problemas habitacionais da comunidade, bem como projetar, executar e conservar diretamente ou através de terceiros as obras de construção de edifícios públicos do Estado de Pernambuco. A COHAB-PE foi extinta em 22 de novembro de 1999, quando foi incorporada pela Pernambuco Participações e Investimentos S/A (PERPART).

Antes disso, em 06 de abril de 1979, foi criada a Empresa de Melhoramentos Habitacionais de Pernambuco S/A (EMHAPE), também vinculada à secretaria de Habitação. Em 28 de janeiro de 1999, a EMHAPE passa a ser vinculada à secretaria de Infra-Estrutura do Estado.

Já em 04 de julho de 2003, a Empresa de Melhoramento passa a ser chamada de Companhia Estadual de Habitação (Cehab) e é vinculada à secretaria de Desenvolvimento Urbano. Ainda em 10 de dezembro do mesmo ano, a CEHAB tem sua denominação alterada para Companhia Estadual de Habitação e Obras. Em 19 de janeiro de 2007, através da Lei Estadual nº 13.205, sua vinculação passou para a então secretaria Estadual das Cidades. Em janeiro de 2015, com a criação da Secretaria Estadual de Habitação de Pernambuco (SecHab), a Cehab passou a ser órgão da mesma.

13. Como posso falar com a Ouvidoria da CEHAB?

Ouvidora: Simone Pinto

Endereço: Rua Odorico Mendes, 700, Campo Grande;

Horário de atendimento: 08 às 13 horas;

Telefone: 3181-4202/ 4201;

E-mail: ouvidoria@der.pe.gov.br.