Última atualização em: 18 de maio de 2023
A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado -SCGE, órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo Estadual, foi criada através da Lei nº 13.205, de 19 de Janeiro de 2007. A instalação do novo órgão na estrutura do Governo do Estado está relacionada à modernização da gestão pública implantada em Pernambuco a partir de 2007.
A implantação da Controladoria teve como principal objetivo ampliar o controle do uso dos recursos e do patrimônio do Estado, incrementar a transparência da gestão pública e oferecer ferramentas para o controle social das ações do Governo do Estado.
A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado é responsável pela administração do Fundo Estadual Vinculado de Combate à Corrupção – FUNCOR, conforme estabelecido no Decreto nº 45.727, de 08 de março de 2018.
A SCGE não possui entidades vinculadas.
MISSÃO INSTITUCIONAL
Promover a melhoria da gestão pública por meio do fomento ao controle social, da transparência, orientação ao gestor, da prevenção e combate à corrupção, em benefício da sociedade.
VISÃO DE FUTURO
Até 2023, ser reconhecida pela sociedade como modelo de atuação de controle interno na prevenção à corrupção e no fomento ao controle social.