Perguntas Frequentes

Última atualização em: 5 de novembro de 2020

1) Qual o papel do IRH?

A missão do Instituto é de seleção de pessoas para a função pública e distribuição de servidores para órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, direta e indireta, propiciando treinamento e o aperfeiçoamento funcional. O objetivo é o de otimizar a utilização e o gerenciamento dos recursos humanos do Poder Público, garantindo ao servidor a produtividade no exercício das suas atividades, bem como a gestão da assistência à saúde dos beneficiários do Sistema de Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe).

2) O que é o Sassepe?

O Sassepe destina-se à prestação de serviços de assistência à saúde aos servidores públicos estaduais e aos seus dependentes, no âmbito do estado de Pernambuco, tendo a função de realizar ações de medicina preventiva e curativa, ambulatorial e hospitalar, através de entidades, profissionais e hospitais credenciados e através de sua rede própria (Hospital dos Servidores e treze Unidades Regionais).

3) Quem pode aderir ao Sassepe?

Servidores públicos civis da ativa em cargos efetivos ou comissionados, sejam da administração direta ou das empresas, autarquias e fundações estaduais da administração indireta dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Aposentados e pensionistas dos servidores estaduais também podem ser titulares do Sassepe, além de agentes políticos em mandato eletivo. Documentos necessários: original do RG, CPF, o último contracheque e comprovante de residência atualizado. Filhos, cônjuges e companheiros, pais, enteados e irmãos podem ser dependentes dos servidores ou pensionistas do Sassepe. Saiba mais em http://www.irh.pe.gov.br/sassepe/inscricoes

4) Como o Sassepe é mantido?

Com recursos do Governo de Pernambuco e com contribuições mensais dos servidores que aderem ao sistema. As contribuições são definidas por alíquotas adequadas à idade dos usuários e seus dependentes. Se o usuário tiver mais de um vínculo com o Estado, condição exclusiva para médicos e professores, ele será cobrado sobre a remuneração de cada vínculo. As contribuições incidem também sobre o 13º salário, subsídios, proventos ou pensão previdenciária.

5) O que são as Perícias Médicas do Estado?

Localizada no edifício sede do Instituto de Recursos Humanos (IRH), a Perícia Médica de Pernambuco tem como principal função a análise médica pericial de todos os servidores públicos do poder executivo, sejam eles civis ou militares. Com uma equipe multiprofissional, formada por 23 médicos especialistas no assunto, a Perícia Médica de Pernambuco segue estritamente as normas da lei e cumpre a legislação nacional em vigor a fim de permitir o funcionamento harmônico da gestão pública. A avaliação pericial dos servidores e seus dependentes legais é ato imprescindível nos processos de licenças, remoções, aposentadorias, readaptações, nexos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

6) O que é o Mais Vida?

É um programa gratuito de atenção integral e continuada à saúde dos beneficiários acima dos 60 anos. Oferece atendimento de oftalmologia, geriatria e consulta de enfermagem através de marcação por telefone, com médicos especializados em cada uma dessas áreas. Para participar do Mais Vida, o beneficiário deve ligar para a central de agendamentos do Sassepe: 0800 284 2727 (capital) ou 0800 281 7373 (interior). O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua Viscondessa do Livramento, nº 72, no bairro do Derby, área central do Recife.

7) O que significa Acreditação Hospitalar?

É um sistema de avaliação periódica e certificação da qualidade de serviços de saúde. Em 2016, o Hospital dos Servidores do Estado (HSE), unidade âncora no atendimento aos usuários do Sassepe, deu início ao seu processo de Acreditação. Todos os procedimentos hospitalares estão sendo readequados e redesenhados, devendo ser concluídos em um prazo de dois anos. A expectativa é que o HSE alcance, nesse prazo, o primeiro dos três níveis de Acreditação, tornando-se o primeiro hospital público de Pernambuco a receber a certificação.

8) Como podem ser apresentadas denúncias ao IRH?

Através da Ouvidoria do IRH, que atende pelos telefones (81) 3183-4883 / 3183-4879 ou 3183-4871, pelo e-mail ouvidoria@irh.pe.gov.br e presencialmente na Rua da Hora, 922, Espinheiro, Recife (antigo laboratório do HSE).

Ou na unidade da Ouvidoria no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), que atende pelos telefones (81) 3183-4685 ou 3183-4687 e presencialmente na Rua Rosa e Silva, s/n, Graças, Recife.

9) Como marcar consulta no Sassepe?

Residentes na Capital e Região Metropolitana:

  • Consultas médicas, odontológicas e exames pelo telefone 0800 284 2727 para ligações de telefone fixo e 4002-3939 para ligações feitas pelo celular, das 7h às 19h. 
  • Consultas para psiquiatria (pacientes já acompanhados) e psicologia pelo telefone (81) 3183-4951, de segunda a sexta das 7h às 17h.
  • Consultas para oncologia deverão ser marcadas pelo telefone (81) 3183-4502 ou 3183-4602, das 8h às 16h. 

Residentes no interior do Estado:

  • Consultas médicas, odontológicas e exames pelo telefone 000.281.7373 para ligações de telefone fixo e 4002-3939 para ligações feitas pelo celular, das 7h às 19h. 
  • Consultas para psiquiatria (pacientes já acompanhados) e psicologia pelo telefone (81) 3183-4951, de segunda a sexta das 7h às 17h.
  • Consultas para oncologia deverão ser marcadas pelo telefone (81) 3183-4502 ou 3183-4602, das 8h às 16h. 

10) Como marcar consulta no HSE?

O atendimento é realizado no Hospital dos Servidores do Estado – HSE, localizado na Rua Conselheiro Rosa e Silva, nº 36, Espinheiro. Telefone: (81) 3183-4500. 

  • Especialidades: Angiologia; Audiologia; Cardiologia; Cardiologia Pediátrica; Clínica Geral; Dermatologia; Endocrinologia; Gastroenterologia; Ginecologia; Hematologia; Hepatologia; Mastologia; Neurologia; Nefrologia; Nutrição para Nefrologia; Oftalmologia; Oncologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pediatria; Pediatria Adolescente; Pneumologia; Proctologia; Reumatologia; Terapia Ocupacional; Urologia.
  • Especialidades Cirúrgicas: Cardíaca; Geral; Plástica; Clínica Geral; Cabeça e Pescoço; Dermatológica;
  • Especialidades Fisioterapêuticas: Fisioterapia; Hidroterapia; Motora; Pediátrica.
  • Especialidades Fonoaudiológicas: Fonoaudiologia, Linguagem 01, Linguagem 02, Motricidade Oral, Voz, Voz Readaptação: