Institucional

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A Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco – Funape é uma entidade fundacional com personalidade jurídica de direito público, integrante da administração indireta do Estado com autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria de Administração do Estado – SAD.

Foi criada pela Lei Complementar nº 28, de 14 de janeiro de 2000, e tem por finalidade gerir o Sistema de Previdência Social dos Servidores do Estado de Pernambuco, constituído, atualmente, pelo Fundo Financeiro de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado – Funafin. Tem sede e domicílio na Capital do Estado e possui 14 Agências de Atendimento nas cidades de Recife, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Bezerros, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Ouricuri, Palmares, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada e Surubim.

O Sistema Previdenciário possui uma massa segurada composta por 163.094 servidores ativos e 127.873 servidores aposentados e 45.370 pensionistas, perfazendo um total de 336.337 segurados, segundo o estudo atuarial 2019 da Funape.

O Funafin foi implantado em 1º de maio de 2000, em conformidade com o art. 96, I, da Lei Complementar 28/2000. O Decreto nº 22.425 estabeleceu normas e procedimentos do Sistema Previdenciário e centralizou as atividades contábil-financeiras das receitas e despesas previdenciárias dos servidores do Estado de Pernambuco.

O Decreto nº 22.425 estabeleceu normas e procedimentos do Sistema Previdenciário e centralizou as atividades contábil-financeiras das receitas e despesas previdenciárias dos servidores do Estado de Pernambuco.

MISSÃO INSTITUCIONAL

Gerir o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Estado de Pernambuco, objetivando o equilíbrio financeiro e atuarial, com o compromisso de disseminar a cultura previdenciária e promover a valorização e a integração dos beneficiários.

VISÃO DE FUTURO

Ser referência nacional em gestão previdenciária dos RPPS e destacar-se em políticas de valorização dos beneficiários até 2019.

VALORES

  • Ética
  • Transparência institucional
  • Criatividade e inovação
  • Valorização de pessoas
  • Compromisso com o Regime Previdenciário
  • Responsabilidade socioambiental

PRINCIPAIS ATIVIDADES

I – Gerir o Sistema de Previdência Social dos Servidores de Pernambuco, compreendendo:
–  conceder os benefícios de aposentadoria e pensão dos servidores públicos  efetivos do Governo do Estado;

– processar as folhas de pagamento dos aposentados e pensionistas;

– administrar o Fundo Financeiro de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco;

–  promover ações de valorização e integração dos aposentados e pensionistas;

– disseminar a cultura previdenciária.

II – Definir, executar e acompanhar as diretrizes  e as políticas de atuação da Fundação. 


BENEFICIÁRIOS  DO SISTEMA  DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Os servidores públicos  ativos e aposentados do Estado titulares  de cargos efetivos,  de Órgãos Autônomos do Estado,  os membros  de Poder do Estado,  os militares da ativa, reformados ou da reserva remunerada, seus dependentes e pensionistas.

Mapa Estratégico

Mapa Estratégio Organizacional