Institucional

Última atualização em:

Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco S.A. (AD Diper) é uma sociedade de economia mista, criada pelas Leis Estaduais nº 5.783, de 22 de dezembro de 1965, e nº 5.840, de 26 de agosto de 1966.
A AD Diper é uma entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC-PE), desenvolvendo suas atividades de forma articulada com órgãos do setor público e da iniciativa privada, sendo disciplinada pela Lei Federal nº 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações).
A AD Diper tem por objeto social o apoio ao desenvolvimento econômico e social de Pernambuco e ainda a promoção do desenvolvimento do Estado por meio de ações indutoras e de apoio aos setores industrial, agroindustrial, comercial, de serviços e do artesanato, nos termos da legislação vigente. Cabe à Agência a articulação para a atração de novos investimentos.

Acesse os nossos sites:

ARTESANATO DE PERNAMBUCO

ARTESANATO DE PERNAMBUCO – Neste portal estão reunidas as ações dos dois Centros de Artesanato de Pernambuco (localizados nas cidades do Recife e de Bezerros), além de informações sobre a Fenearte, a Unidade Móvel do Artesanato e do Programa de Artesanato de Pernambuco, Pape.

FENEARTE

FENEARTE – Neste sítio são disponibilizadas informações sobre a maior feira de artesanato da América Latina. O portal contém dados de serviço para artesãos e para visitantes.

Breve Histórico da AD Diper

1960 – Surgia a Companhia de Desenvolvimento de Pernambuco – Distritos Industriais (Comper – DI), responsável por adquirir áreas administrar e alienar lotes e parcelas de terrenos para empresas interessadas em se implantar aqui.

1968 – a Comper-DI tornou-se Distritos Industriais de Pernambuco S/A (DI-PER). A promoção da industrialização do Estado e o incentivo a financiamentos para os empreendedores foram incluídos no rol das atividades do órgão.

1970 – a DI-PER passa a ser reconhecida como Companhia de Desenvolvimento Industrial de Pernambuco (Diper) e passa a agregar e a apoiar relações comerciais e atividades relacionadas ao desenvolvimento do Estado.

1992 – Agora na Av. Conselheiro Rosa e Silva, nº 347, no bairro das Graças, passa a se chamar Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e passa a contar com um Conselho de Administração, um corpo diretivo e um Conselho Fiscal.

2000 – Criação da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) pelo Governo do Estado e coordenação geral da AD Diper. A feira é considerada a maior da América Latina.

2007 – Na gestão do então Governador Eduardo Campos, e com o advento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico a qual passou a ser vinculada, a AD Diper recebeu a orientação da administração estadual de concentrar ainda mais seus esforços no sentido de contribuir para a interiorização do desenvolvimento, estimulando a instalação de empresas dos setores industrial, comercial e de serviços no interior do território pernambucano, inclusive promovendo ações em prol das cadeias e dos arranjos produtivos locais.

2010 – Criação da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), instituída como Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe), pelo Governador Eduardo Campos.