×
Instituições
AD DIPER - Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco S.A.
ADAGRO - Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco
AGEFEPE - Agência de Fomento do Estado de Pernambuco
APAC - Agência Pernambucana de Águas e Clima
ARPE - Agência de Regulação dos Serviços Delegados do Estado de Pernambuco
ATDEFN - Autarquia Territorial Distrito Estadual de Fernando de Noronha
ATI - Agencia Estadual de Tecnologia da Informação
CAMIL - Casa Militar
CASA CIVIL - Secretaria da Casa Civil
CBMPE - CORPO DE BOMBEIROS
CEHAB - Companhia Estadual de Habitação e Obras
CEPE - Companhia Editora de Pernambuco
COMPESA - Companhia Pernambucana de Saneamento
CONDEPE FIDEM - Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco
COPERGÁS - Companhia Pernambucana de Gás
CPM - Conservatório Pernambucano de Música
CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente
CTM - Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife
DER - Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco
DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco
EMPETUR - Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos
EPC - Empresa Pernambuco de Comunicação S/A
EPTI - Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal
FACEPE - Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia
FUNAPE - Fundação de Aposentadoria e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco
FUNASE - Fundação de Atendimento Socioeducativo
FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
GABINETE DO GOVERNADOR - Gabinete do Governador
GAPE - Gabinete de Projetos Estratégicos
HEMOPE - Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco
IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco
IPEM - Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco
IRH - Instituto de Recursos Humanos do Estado de Pernambuco
ITERPE - Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco
JUCEPE - Junta Comercial do Estado de Pernambuco
LAFEPE - Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes
PC - POLICIA CIVIL
PERPART - Pernambuco Participações e Investimentos
PGE - Procuradoria Geral do Estado
PMPE - POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO
PORTO RECIFE - Porto do Recife S.A.
PROCON - Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor
SAD - Secretaria de Administração
SARA - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária
SCGE - Secretaria de Controladoria Geral do Estado
SDEC - Secretaria de Desenvolvimento Econômico
SDS - Secretaria de Defesa Social
SDSCJ - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CRIANÇA E JUVENTUDE
SECHAB - Secretaria de Habitação
SECID - Secretaria das Cidades
SECMULHER - Secretaria da Mulher
SECTI - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
SECULT - Secretaria de Cultura
SEE - Secretaria de Educação
SEFAZ - Secretaria da Fazenda
SEI - Secretaria de Imprensa
SEMAS - Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade
SEMPETQ - Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação
SEPLAG - Secretaria de Planejamento e Gestão
SERES - Secretaria Executiva de Ressocialização
SES - Secretaria de Saúde
SETRA - Secretaria de Transportes
SETUREL - Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer
SJDH - SECRETARIA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS
SUAPE - Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros
UPE - Universidade de Pernambuco
VICE GOVERNADORIA - Vice Governadoria

A Secretaria

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo Estadual foi criada pela Lei nº 15.452, de 15 de janeiro de 2015, que dispõe sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Executivo Estadual.

Tem a responsabilidade de planejar, executar, coordenar e controlar políticas públicas voltadas para as áreas da assistência social, do idoso, do sistema socioeducativo, da articulação social, da criança e juventude, das pessoas com deficiência, dos segmentos LGBT e racial, e de combate às drogas. O trabalho é voltado para o enfrentamento das expressões da questão social, principalmente de violações de direitos, prevenindo e protegendo pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade contra qualquer tipo de violência, estabelecendo a cultura de paz.

Com vistas à promoção do desenvolvimento social e da autonomia dos cidadãos e das cidadãs, planeja e apoia a execução da política estadual de amparo à pessoa idosa e às pessoas com deficiência, fortalece a prevenção ao uso de drogas e presta serviços de atendimento a usuários e familiares, desenvolvendo políticas de inclusão social e produtiva; atuando em articulação com a União e os municípios, consolidando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS); controlando e mantendo em funcionamento o sistema socioeducativo, buscando a ressocialização do adolescente.

A FUNASE - Fundação de Atendimento SocioEducativo é vinculada administrativamente à SDSCJ.

MISSÃO

Promover e ampliar o desenvolvimento social com ações diretas e articuladas com outros órgãos públicos e a sociedade, em constante defesa dos direitos e amparo das crianças e juventude, na luta pela reinserção dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social e equidade para grupos discriminados, induzindo e garantindo direitos, fomentando a cultura de paz.

VISÃO

Desenvolve atividades e ações que contribuem para o reconhecimento dos Direitos Humanos e para o exercício da cidadania, bem como a prevenção e proteção social contra violações dos direitos dos cidadão e cidadã.

VALORES

- Ética e transparência;
- Cidadania;
- Compromisso;
- Igualdade;
- Liberdade;
- Educação;
- Respeito às diferenças;
- Solidariedade;
- Respeito mútuo para valorização de profissionais;
- Acessibilidade às mudanças;
- Qualidade e agilidade na formatação de propostas;
- Valorização da atuação em parceria;

Secretarias Executivas:

a) SEGES

A Secretaria Executiva de Gestão (SEGES), dirigida por Humberto Cruz, atua no campo meio, centralizando as burocracias que envolvem a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), suas secretarias executivas e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), para que o trabalho final de cada uma delas não esteja comprometido por eventuais entraves administrativos.

b) SEASS

A Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS) tem o objetivo de promover a assistência social no âmbito estadual, através de ações articuladas com outros órgãos públicos e sociedade civil organizada, garantindo a inclusão social de segmentos em situação de vulnerabilidade. Além disso, a pasta coordena as políticas de assistência social em Pernambuco, bem como a gestão de informação, monitoramento, avaliação, capacitação, cofinanciamento da rede social dos municípios e da rede de serviços socioassistenciais possibilitando assim uma melhor qualidade de vida para as pessoas que utilizam seus serviços.

O Fundo Estadual da Assistência Social (FEAS) é vinculado administrativamente à SDSCJ.

A SEASS tem um papel de extrema importância no âmbito estadual, pois é a ela estão ligadas a nossa secretaria às proteções básica, média e de alta complexidade, que fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

c) SEPOD

A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD) está sob o comando da nutricionista Márcia Ribeiro é tem a missão de articular e coordenar a execução da Política Estadual sobre Drogas de Pernambuco na perspectiva do cuidado, prevenção e inserção social e produtiva; promover políticas públicas integradas sobre drogas nas três esferas de governo; articular com os Conselhos Municipais e Estadual de Políticas sobre Drogas; promover o intercâmbio com organismos a nível nacional e internacional na sua área de competência; gerir a Câmara Técnica de Enfrentamento ao Crack do Pacto Pela Vida; firmar contratos ou celebrar convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos congêneres com entidades, instituições ou organismos do Estado.

d) SEPDS

A Secretaria Executiva de Políticas para o Desenvolvimento Social (SEPDS) dirigida por Yves Ribeiro, tem o papel de promover a articulação com os municípios e demais parceiros públicos e privados, na construção de políticas públicas de prevenção e combate à criminalidade, possibilitando assim a disseminação institucional de uma cultura de paz, proximidade entre os componentes da rede cidadã, inclusive com a participação em eventos e ações voltadas para o Desenvolvimento Social.

e) SEPCJ

A Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ), na coordenação do advogado João Suassuna, tem o objetivo de desenvolver e fomentar a execução de políticas para a criança e a juventude, visando fortalecer o protagonismo infantil e juvenil, assegurando direitos, através de ações e programas participativos, instituídos de forma integrada e intersetorial.

A SEPCJ também coordena, monitora e articula ações entre os atores sobre a política de socioeducação no Estado, atuando em ações voltadas para os egressos do sistema socioeducativo, administrando o SIPIA-SINASE.

f) SESES

A Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESES), sob o comando do administrador Sérgio Moura, tem o objetivo de promover, coordenar e fomentar políticas afirmativas, dialogando com os segmentos sociais na promoção e defesa dos direitos humanos, garantindo o desenvolvimento social. Trabalha na promoção da interlocução entre os movimentos sociais ligados aos segmentos LGBT, de idosos, igualdade racial e pessoas com deficiência. A missão é abranger todos estes segmentos, por todo o estado de Pernambuco, fomentando a importância das políticas públicas direcionadas para essas pessoas, descobrindo a melhor forma de orientação para o uso desses serviços por esta parcela da população.

g) SEART

A Secretaria Executiva de Articulação Social (SEART), dirigida por Anelena Almeida, tem o objetivo de articular com as demais secretarias de Estado e níveis de governo a inserção social e produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao crime e a violência, propiciando e garantindo direitos, bem como fomentando a cultura de paz nos territórios de risco, contribuindo com a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI´s).

Atualizado em 07/11/2017

Outras informações institucionais estão disponíveis no sítio da SDSCJ. Para acessar, clique aqui.