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Instituições
AD DIPER - Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco S.A.
ADAGRO - Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco
AGEFEPE - Agência de Fomento do Estado de Pernambuco
APAC - Agência Pernambucana de Águas e Clima
ARPE - Agência de Regulação dos Serviços Delegados do Estado de Pernambuco
ATI - Agencia Estadual de Tecnologia da Informação
CAMIL - Casa Militar
CASA CIVIL - Secretaria da Casa Civil
CBMPE - CORPO DE BOMBEIROS
CEHAB - Companhia Estadual de Habitação e Obras
CEPE - Companhia Editora de Pernambuco
COMPESA - Companhia Pernambucana de Saneamento
CONDEPE FIDEM - Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco
COPERGÁS - Companhia Pernambucana de Gás
CPM - Conservatório Pernambucano de Música
CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente
CTM - Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife
DEFN - Distrito Estadual de Fernando de Noronha
DER - Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco
DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco
EMPETUR - Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos
EPTI - Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal
FACEPE - Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia
FUNAPE - Fundação de Aposentadoria e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco
FUNASE - Fundação de Atendimento Socioeducativo
FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
GAPE - Gabinete de Projetos Estratégicos
GOVERNADORIA - Governadoria do Estado
HEMOPE - Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco
IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco
IPEM - Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco
IRH - Instituto de Recursos Humanos do Estado de Pernambuco
ITERPE - Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco
JUCEPE - Junta Comercial do Estado de Pernambuco
LAFEPE - Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes
PCPE - POLICIA CIVIL
PERPART - Pernambuco Participações e Investimentos
PGE - Procuradoria Geral do Estado
PMPE - POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO
PORTO RECIFE - Porto do Recife S.A.
PROCON - Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor
SAD - Secretaria de Administração
SARA - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária
SCGE - Secretaria de Controladoria Geral do Estado
SDEC - Secretaria de Desenvolvimento Econômico
SDS - Secretaria de Defesa Social
SDSCJ - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CRIANÇA E JUVENTUDE
SECID - Secretaria das Cidades
SECMULHER - Secretaria da Mulher
SECTEC - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
SECULT - Secretaria de Cultura
SEE - Secretaria de Educação
SEFAZ - Secretaria da Fazenda
SEI - Secretaria de Imprensa
SEMAS - Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade
SEMPETQ - Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação
SEPLAG - Secretaria de Planejamento e Gestão
SERES - Secretaria Executiva de Ressocialização
SES - Secretaria de Saúde
SETRA - Secretaria de Transportes
SETUREL - Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer
SJDH - SECRETARIA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS
SUAPE - Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros
UPE - Universidade de Pernambuco
VICE GOVERNADORIA - Vice Governadoria

PERGUNTAS FREQUENTES - COMPESA

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre o órgão ou entidade e as ações no âmbito de sua competência.

1- Como faço para saber qual é a loja mais próxima do bairro onde moro?

Para obter esta informação, o cliente pode ligar para o 0800 081 0195 ou acessar o endereço http://bit.ly/13ZABJU.

2- Se estou em outra cidade posso procurar qualquer Loja de Atendimento?

Sim. As Lojas de Atendimento estão preparadas para atender as demandas de todo o Estado.

3- Onde posso pagar as contas da Compesa?

Para valores acima de R$ 700, a conta deverá ser paga nas redes bancárias credenciadas: Santander, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Bradesco, HSBC, Itaú, Banco do Brasil, entre outros. Para valor igual ou menor a R$ 700, o pagamento poderá ser realizado nas casas lotéricas e nos bancos credenciados. O cliente também poderá optar pelo pagamento em débito automático, bastando para isso fazer contato com sua agência bancária para maiores esclarecimentos.

4- Paguei uma fatura duas vezes, como faço para ser ressarcido do valor pago?

O cliente deve procurar uma Loja de Atendimento com RG e CPF para solicitar a devolução na forma de crédito em outra fatura.

5- Como faço para negociar meu débito?

O cliente poderá negociar seu débito com a Compesa por meio de um parcelamento, que pode ser feito pelo Atendimento via Internet ou nas Lojas de Atendimento.

6- O que é necessário para um parcelamento de débito?

O cliente deverá dirigir-se a uma Loja de Atendimento munido da seguinte documentação:

• INQUILINO: Deverá apresentar contrato de locação e vigente;

• CONDOMÍNIO (COM CONVENÇÃO/CNPJ): CPF e RG do síndico atual com apresentação da ata de eleição autenticada;

• CONDOMÍNIO (SEM CONVENÇÃO): O parcelamento será efetivado através de um formulário cedido pela Compesa;

No caso de administradora: cópia autenticada do contrato com o condomínio;

7- Em que momento serei considerado devedor?

Um dia após o vencimento da fatura não paga o cliente é considerado devedor.

8- Como devedor serei incluído na lista dos órgãos de Proteção ao Crédito?

O cliente será incluído na lista dos órgãos de Proteção ao Crédito após 30 dias do envio da notificação do órgão negativador.

9- Com quantos dias meu abastecimento poderá ser suspenso por falta de pagamento?

O cliente poderá ter seu abastecimento suspenso por falta de pagamento a partir do recebimento da notificação de cobrança.

10- Como faço para alterar o nome do titular de minha conta?

O cliente deve procurar uma Loja de Atendimento com a seguinte documentação:

• Proprietário: Escritura do imóvel, recibo ou promessa de compra e venda ou, ainda, outro documento comprobatório de propriedade registrado em cartório, RG e CPF/CNPJ.

• Inquilino: Contrato de Locação, RG e CPF/CNPJ. Caso o proprietário não esteja cadastrado no sistema da Compesa, o cliente deverá apresentar alguma documentação comprobatória da propriedade do imóvel.

• Ocupante: CPF e RG, CPF/CNPJ e RG do proprietário. Aplica-se a mesma observação do anterior.

Obs.: Em caso de representante legal do proprietário ou inquilino, apresentar Procuração registrada em cartório e a Carteira de Identidade. Este caso não se aplica na situação de Ocupante.

11- Como faço para receber minha conta em outro endereço?

O cliente pode ligar para o 0800 081 0195 ou se dirigir a uma das Lojas de Atendimento munido do endereço completo e do CEP.

12- Como faço para me cadastrar na tarifa social?

Terá direito a cadastrar-se na Tarifa Social o cliente que se enquadre nos critérios a seguir:

- Morador de imóvel na categoria Residencial;
- Apresente o consumo médio de água de até 10m³/mês;
- Tenha consumo médio de energia elétrica na categoria residencial de até 80kwh/mês;

E que atenda a um dos requisitos abaixo:

- Seja beneficiário de um dos programas de proteção social do Governo Federal;

- Tenha renda familiar mensal comprovada de até um salário mínimo vigente;

- Tenha renda familiar mensal declarada de até um salário mínimo vigente e seja morador de imóvel com área construída de até 60m².

Apresentar os documentos comprobatórios dos critérios acima.

13- O que é necessário para solicitar uma ligação de água?

O cliente deve procurar uma das Lojas de Atendimento munido de sua documentação original e da respectiva cópia do CPF e da Carteira de Identidade do proprietário do imóvel e/ou CNPJ, conforme o caso.

- Para imóveis construídos: Escritura ou Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU ou Recibo/Promessa de Compra e Venda ou, ainda, outro documento igualmente comprobatório de propriedade, desde que registrado em cartório.

- Para imóveis em construção: Planta de Locação e Situação aprovada pela Prefeitura, com descrição da categoria do imóvel e estimativa do número de economias a serem abastecidas. Caso a planta não esteja aprovada, deverá ser apresentado juntamente com a mesma o talão de emolumentos pagos na Prefeitura comprovando a sua entrada para aprovação.